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Educação Profissional: considerações acerca de seus desafios frente ao atual mundo do trabalho
Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira, Cristiane Longaray Radke

Última alteração: 27-09-2016

Resumo


Este trabalho apresenta uma leitura crítica e analítica dos desafios que são impostos à educação profissional tendo em vista as exigências do mundo do trabalho. Justifica-se este estudo pela necessidade de refletir sobre a temática e suas imbricações no contexto da educação profissional. Para tanto, objetiva-se compreender as finalidades da educação profissional diante do contexto atual do mundo do trabalho, bem como examinar esta modalidade de ensino como princípio educativo do trabalhador, com a finalidade de apontar contribuições para a mesma na formação de sujeitos cidadãos. A metodologia pautou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, a qual foi produzida por meio de dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho, envolvendo principalmente livros, artigos, material da internet e a análise documental. A análise documental teve como principal fonte os dados disponibilizados no Banco de Teses da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no período de 2011 a 2012. A partir desse encaminhamento, cada resumo foi analisado detalhadamente com a finalidade de identificar alguma abordagem relacionada com a temática da educação profissional. Foram examinados aproximadamente mil resumos referentes a essa temática nas mais diversas áreas do conhecimento, no período supracitado. Para isso, foi utilizada a busca a partir do descritor “educação profissional” na opção “assunto”. Com este procedimento, foram encontrados 66 trabalhos mais abrangentes nessa temática. Desse total foram selecionados treze trabalhos, sendo que no ano de 2011, foram verificados quarenta e cinco resumos e destes foram selecionadas oito dissertações e duas teses. Já no ano 2012 foram analisados vinte e um resumos, sendo destacadas três dissertações. Diante disso, discute-se nos resultados finais que a educação profissional tem os seguintes desafios: garantir aos estudantes o desenvolvimento de habilidades relacionadas com o desempenho polivalente e atualização permanente; deve se fundamentar em perfis profissionais que sejam significativos para a sociedade com autonomia; adotar um desenho curricular que seja flexível e orientado para a formação profissional ampliada; e com o processo de globalização e precarização do trabalho torna-se necessária uma retomada urgente das diretrizes educacionais, como um dos pilares relevantes no processo de reestruturação da sociedade e principalmente nas discussões que envolvam o mundo do trabalho. É importante apontar que o desenvolvimento deste estudo produziu reflexões críticas e/ou confirmou conhecimentos para o desenvolvimento da educação profissional diante do contexto do mundo do trabalho.


Palavras-chave


Educação profissional. Mundo do trabalho; Globalização; Desafios

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