Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Química para o IFRS Campus Sertão
Thaine Bozzetti dos Santos, Anderson Gustavo Toassi, Bruno Pavan, Talita Bonissoni Timbola, Luciana Angelita Machado

Última alteração: 01-10-2017

Resumo


A disciplina de Química está presente em todo o âmbito acadêmico, seja de nível médio ou superior, indiferente da área trabalhada. E apesar da importância que ela possui em nosso cotidiano, muitos ainda a veem como uma disciplina difícil de ser cursada. Pensando nisso, a monitoria acadêmica surge como um instrumento facilitador da compreensão do mundo químico, para auxiliar aqueles que detém de dificuldade no aprendizado, visando um maior entendimento por parte dos alunos da matéria. Além dos benefícios adquiridos pelos alunos que recebem a monitoria, o projeto também se torna uma oportunidade para adquirir experiência como professor e orientador ao aluno monitor, podendo auxiliar o discente sempre que necessário. O projeto tem por objetivo assessorar os alunos do ensino médio e superior no conhecimento da disciplina de química, acompanhando as turmas e dando contribuição aos alunos para que tenham um maior êxito acadêmico. Durante o projeto, a metodologia utilizada baseia-se no auxílio aos acadêmicos, dentro e fora de sala de aula, na expectativa de despertar o interesse dele para a importância da matéria de química que ele cursa. Tal processo se deu através de resoluções de exercícios, vezes distribuídos pelos professores, vezes pelo monitor, sendo essa a forma mais acessível tanto para aluno, como para monitor, sugerindo bibliografia complementar, e através de softwares relacionados a área química, como uma ferramenta não só para facilitar o aprendizado, mas atrair o interesse dos acadêmicos. Com o decorrer das atividades realizadas na monitoria, constatou-se que os alunos que frequentaram as monitorias tiveram ao longo do tempo uma melhora gradativa, pelo fato de que muitos não tiveram a disciplina no 9º ano. Em relação as provas e trabalhos houve uma grande melhora no desempenho geral dos alunos, correspondente as metodologias utilizadas nas monitorias, tais como: tabelas, desenhos, explicações orais e pesquisas na internet.


Palavras-chave


Monitoria; Química; Ensino

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.