Portal de Eventos do IFRS, 2º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Campo cultural: um espaço/tempo de reflexão e promoção do universo cultural contemporâneo
Élinton Wojeiechowski, Gabriel Sturmer, Kamila Desbesel de Carvalho, Vanessa Carla Neckel, Sônia Gotler

Última alteração: 01-10-2017

Resumo


Esta ação de ensino com caráter sociocultural proposta por servidores do IFRS - Campus Sertão existe desde 2014, no entanto, nos primeiros dois anos, foi uma ação de extensão. Tem por objetivo geral promover a reflexão e promoção do universo cultural contemporâneo dos sujeitos envolvidos (alunos e servidores). O universo cultural com o qual se trabalha integra os conceitos de saúde e educação, pois entende-se que são interdependentes na construção de identidades e coletividades. A reflexão sobre esse universo visa criar espaços para dialogar sobre a produção cultural contemporânea, suas crenças, costumes e diversidades. O cinema é a principal linguagem utilizada para desenvolver as atividades, mas ao longo da existência do projeto, procurou-se introduzir outras formas como rodas temáticas de conversa, artes visuais e festas com músicas de diferentes gêneros. Este projeto foi criado para estimular a participação dos atores da comunidade acadêmica, entre eles, os estudantes do ensino médio e superior. Vários documentos trazem a importância do caráter integral da educação. O Projeto Pedagógico Institucional - PPI - da rede de educação profissional e tecnológica defende a indissociabilidade entre a educação geral e a educação profissional fundamentado no conceito de educação omnilateral. Esse documento sustenta que a educação omnilateral, para efetivar-se, precisa atender às dimensões relacionadas a constituição humana enquanto ser histórico-cultural. Dessa forma, o PPI orienta a rejeitar uma educação de caráter adaptativo, prescritivo e instrumental e proporcionar uma educação reflexiva, crítica a partir do trabalho, das ciências e das artes. O projeto visa, portanto, desenvolver ações nesse sentido. As atividades de recepção de filmes são semanais e tiveram em média 60 participantes por sessão. Aconteceram rodas de conversa com os temas: violência contra a mulher e machismo. Os temas para esses encontros, bem como os filmes são escolhidos pelos/as bolsistas através da escuta das sugestões dos/as estudantes. Foi realizada uma festa para os/as estudantes se divertirem ouvindo e dançando música sertaneja, tradicionalista, funk, música popular brasileira e outras. Percebe-se, ao longo da existência do projeto, o crescimento da participação da comunidade acadêmica.


Palavras-chave


Educação; Cultura; Cinema; Saúde

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