Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Pós-graduação

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Contextualizando Proeja e EPT: educação integral e seus desafios
Rosana Machado de Jezus, Andréa Poletto Sonza

Última alteração: 30-11-2018

Resumo


Artigo produzido a partir do desenvolvimento de uma pesquisa vinculado Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do IFRS, intitulada “Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem na EJA para a formação continuada de professores”. Este texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre um dos aspectos da pesquisa, o qual é o contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), considerando o recorrente desafio da educação integral na realidade das instituições que desenvolvem esse programa, principalmente, o IFRS, Campus Porto Alegre, onde está sendo aplicada esta pesquisa com o Ensino Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A finalidade dessa pesquisa é analisar os desafios para a construção e aplicabilidade de uma educação integral e humanizadora, compreendendo os processos de ensino e aprendizagem, considerando as particularidades que compõe os perfis dos discentes e docentes nessa realidade. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza como procedimento a revisão bibliográfica e o estudo de caso; e tem a realização de entrevistas com seis docentes e doze discentes do Proeja como principal técnica investigativa. Dá-se, assim, voz aos sujeitos que compõe o contexto da sala de aula nessa modalidade, possibilitando uma melhor compreensão das dificuldades encontradas e o aperfeiçoamento das práticas de ensino, a fim de contrastar teoria e prática, para repensar as práticas educativas que levam à concretização dessa integração e, consequentemente, a aprendizagens significativas dos sujeitos aprendentes. A integração entre prática docente e teoria proporcionará a base para a construção do produto educacional, considerando o pertencimento desta pesquisa à área de Ensino e os preceitos de um Mestrado Profissional, que será uma formação continuada de professores, na modalidade a distância, com a proposta de refletir sobre as possibilidades e estratégias de ensino para estudantes com dificuldades de aprendizagem no PROEJA, contribuindo, portanto, para a prática docente nesse contexto educacional.


Palavras-chave


Proeja. EPT. educação integral

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