Última alteração: 30-11-2018
Resumo
Este artigo é o recorte de um projeto de pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica tendo como tema “Inacessibilidades decorrentes de barreiras atitudinais no contexto acadêmico e profissional de instituições de ensino profissional e tecnológico”. A motivação para a escolha do tema se deu com base na experiência profissional da pesquisadora, a qual lhe fez crer que as barreiras atitudinais, por não serem tangíveis como as físicas, nem sempre são reconhecidas e abordadas, não sendo, portanto, minimizadas. E ainda, por ter como um dos valores que lhe move enquanto psicóloga, o princípio do fazer profissional “amoroso”, no sentido de empático, bem como, por trabalhar com o desenvolvimento da inteligência emocional. O local escolhido para a investigação, realizada no ano de 2018, foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, nos campi Bento Gonçalves e Osório. O problema levantado foi: Como contribuir para que pessoas com ou sem deficiência possam reconhecer, enfrentar e derrubar barreiras atitudinais, as quais possivelmente existem em seu ambiente acadêmico e/ou profissional? A justificativa para tais reflexões é a de que a ignorância, no sentido de desconhecimento deste tema deve ser combatida, pois que, tanto a sociedade, como as pessoas com deficiência, as quais sofrem os efeitos das inacessibilidades em seus cotidianos, podem por meio do conhecimento desenvolver maior conscientização e, consequentemente agirem em prol da remoção de tais barreiras. O objetivo geral é contribuir para a minimização das barreiras atitudinais existentes nesses espaços. O público-alvo escolhido como objeto deste estudo foi uma amostra, no total de 12 (doze) pessoas com e sem deficiência (servidores técnicos, professores e alunos). A metodologia está baseada na abordagem qualitativa, com estudo de caso. A técnica escolhida para a coleta de dados foi o Grupo Focal, que, por meio de rodas de conversa vem se realizando reflexões sobre o entendimento dos conceitos: atitude, acessibilidade atitudinal, barreiras atitudinais e preconceito. A teoria tem como base dois principais autores: Jung - Psicologia Analítica e Educação Espiritualista e Vygotsky - Educação Sócio-histórica. O produto educacional caracteriza-se como um Kit Pedagógico – Digital e Acessível (com tecnologia de audiodescrição e leitura em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS). Idealizado como material educativo para sensibilização e conscientização sobre o preconceito e sobre como exercitar a alteridade. A pesquisa está em andamento, não tendo ainda análise e conclusão a ser divulgada.