Última alteração: 30-11-2018
Resumo
O presente artigo é um recorte da qualificação de mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e se refere à primeira parte da pesquisa que contempla um estudo diagnóstico sobre o perfil dos educadores de uma escola de educação básica, da rede privada, na região central de Porto Alegre, visando traçar o perfil da instituição para a gestão do conhecimento e, como consequência disso, o potencial de se desenvolver uma plataforma virtual de compartilhamento de conhecimento docente. A segunda parte da pesquisa, não abordada nesse artigo, concerne a aplicação da plataforma como piloto, por meio de pesquisa-ação. Para o estudo diagnóstico em questão, foi utilizado como ferramenta de pesquisa um questionário online, por meio do software Google Forms, enviado para 243 educadores, entre professores e funcionários, obtendo um percentual de 28,4% de respondentes. O estudo tem a intenção de delinear três aspectos: o primeiro considera a gestão do conhecimento, com o intuito de vislumbrar o nível de conhecimento dos educadores sobre o tema, além de buscar informações sobre a percepção dos participantes acerca da importância do conhecimento ser fomentado e gerido de forma contundente dentro da instituição. O segundo aspecto a ser analisado foi o potencial de doação do conhecimento docente, ou seja, qual o real interesse dos educadores do colégio em partilhar o seu conhecimento através da publicação dos suas ideias, projetos e ações. O terceiro, e não menos importante, ponto explorado foi deslindar o interesse dos educadores no saber docente dos colegas, em expandir o seu conhecimento por meio da coleta, da busca por mais conhecimento dentro da organização a qual fazem parte. Com esses resultados em mãos, foi confirmado o potencial dos educadores da referida escola para utilização de um ambiente computacional como ferramenta de compartilhamento do conhecimento docente. Em consonância com os resultados obtidos no estudo diagnóstico, a Plataforma Inspira foi desenvolvida e apresentada aos docentes, alcançando um total de 120 professores interessados em participar do projeto piloto.