Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Levantamento de Indicadores de Permanência e Êxito dos Estudantes no IFRS Campus Farroupilha
Leandro Evangelista de Souza, Michele Oliveira da Silva Franco, Pâmela Perini

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral levantar dados relativos à permanência e êxito dos estudantes do IFRS Campus Farroupilha. Tal pesquisa, conduzida pelo Setor de Ensino do Campus, originou-se após verificação superficial quanto ao grande número de alunos trancados e/ou desligados na instituição. A partir da realização de um estudo sobre as motivações para essa situação, seria possível sugerir mudanças para que os estudantes tenham um melhor aproveitamento escolar. Os dados para a realização da pesquisa foram fornecidos pelo Setor de Registros Acadêmicos, na forma de planilhas obtidas a partir do Sistema de Registros Acadêmicos (SIA). Os dados de trabalho consideram todos os alunos do Campus para os dez cursos de nível médio e superior atualmente ofertados pela instituição, entre 2010/2 e 2018/1. Inicialmente, as informações foram reorganizadas para melhor análise, conforme curso, ano de ingresso, modo de ingresso e situação de matrícula atual. Há registro de 2.326 alunos que estão ou passaram pelo Campus. Destes, 432 concluíram com êxito seus cursos e estão formados, 826 estão regulares, 106 estão com cursos trancados e 962 estão desligados. Uma das primeiras avaliações relacionou o número de desligamentos com o modo de ingresso dos estudantes, e, de forma não esperada, o ingressante por processo seletivo próprio teve uma taxa de desligamento proporcionalmente semelhante ou um pouco maior quando comparado com processos de ingresso por ENEM/SISU, na maioria dos cursos. A partir dos mesmos dados, pretende-se ainda calcular os índices de eficiência acadêmica para cada curso. Como abordagem paralela do projeto, elaborou-se um formulário eletrônico disponibilizado aos alunos desligados ou em trancamento nos diferentes cursos, a fim de diagnosticar quais fatores contribuíram para esta situação, sejam eles fatores individuais do estudante, fatores internos à instituição ou fatores externos. Essa etapa será de extrema importância para reconhecimento qualitativo dos fatores facilitadores e dificultadores da trajetória estudantil e proposição de ações institucionais que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes. Tais informações poderão subsidiar, ainda, melhorias pedagógicas nos cursos atuais oferecidos pela Instituição ou no planejamento de novos cursos. Uma das dificuldades do desenvolvimento do trabalho foi o acesso aos dados, pois eles estão distribuídos em diferentes ambientes do sistema de registros acadêmicos. Ao final do projeto, pretende-se apresentar as conclusões à Comissão Interna para Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIAAPE) do Campus Farroupilha.

Palavras-chave


Indicadores; Avaliação institucional; Êxito; Retenção; Evasão

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