Última alteração: 14-12-2018
Resumo
As sociedades ao redor do mundo estão cada vez mais diversificadas, compreender os seres humanos, as culturas e as formas de expressões são atividades fundamentais para criarmos ambientes mais inclusivos e sociais a todos. Partindo de um ponto de vista filosófico esse projeto tem como objetivo analisar os principais conceitos do autor Charles Taylor a respeito da linguagem e sua relação com a condição humana. Analisando suas principais obras e fazendo uma conexão com a realidade atual, busca-se compreender a reflexão do autor sobre os papeis que a linguagem desempenha no processo de constituição do ser humano e a maneira como ela se relaciona com a busca pela autenticidade e o pensar crítico. Segundo o autor, a linguagem não é apenas um conjunto de palavras que designam coisas, mas sim o veículo de certo tipo de consciência reflexiva. Por se tratar de uma pesquisa de cunho filosófico, a metodologia utilizada foi a hermenêutica dialética que é um método que utiliza a revisão bibliográfica, a interpretação e a adequação à realidade. Sendo um projeto que visa compreender fatos e fatores através da leitura, de forma interpretativa, dos materiais relacionados ao projeto. Segundo Taylor existe uma parte da evolução humana que ocorre através da linguagem, onde ela acompanha as mudanças ao redor dos seres, de forma que se recriam e se inventam novas expressões para acompanhar essas mudanças, mas, ao mesmo tempo, ela dita essas mudanças, de maneira que com o surgimento dessas novas expressões surgem novas maneiras de sentir, refletir e comunicar. Esta pesquisa se justifica na medida em que linguagem, autenticidade e a condição humana são questões fundamentais para compreender e constituir as sociedades e as pessoas e o mundo humano. Após leitura e análise dos principais conceitos foi possível compreender e explanar a maneira como a linguagem age na condição humana de diversas formas: na formação do pensar crítico, na construção de novos sentimentos e no auxílio à busca pela autenticidade.