Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Divulgação científica: a importância do letramento científico e seu impacto social
Láysa Katherine Teles, Dhiulia Zótti da Silva, Eliana Fernandes Borragini, Silvana Kissmann

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O fácil acesso à informação combinado com as revoluções científica e tecnológica tem instigado e fomentado o interesse da população, em especial o público jovem, por estudos de cunho científico. A popularização da ciência visa a permitir ao cidadão construir um pensamento crítico e reflexivo sobre questões científicas e tecnológicas, para se posicionar diante dos problemas que o rodeiam, ou seja, servir/proporcionar/permitir para que o cidadão possa viver melhor na sociedade contemporânea. Sabe-se que nem todo pesquisador é um divulgador capaz de traduzir a complexidade da ciência em material de fácil compreensão, sem simplificar excessivamente as informações divulgadas,  o que implicaria perda de rigor científico. Apesar da diversidade de mídias voltadas à divulgação científica, por mais que haja a preocupação em popularizar temas da ciência para leigos, tal ação exige um grau mínimo de letramento científico, para que a informação seja apreendida. Esse contexto indica a necessidade de conhecer/pesquisar-se sobre a divulgação científica  e sobre os requisitos necessários para que se possa letrar a população jovem, a ponto desta compreender criticamente as informações encontradas nos textos midiáticos sobre ciência. Dessa forma, a pesquisa delineou-se a partir da constituição de um grupo multidisciplinar de pesquisa, articulando-se conhecimentos da Linguagem e da Física, principalmente na área da Astronomia, procurando abordar os conceitos sobre divulgação, cultura, letramento e alfabetização científica. Através de pesquisas bibliográficas e adequação dos termos à área astronômica, investigou-se as interações entre informador e informado, como as informações são distribuídas, qual o foco abordado em cada uma delas e como se distribuem na espiral da cultura científica. A partir dos dados obtidos, produziram-se trabalhos, os quais foram  apresentados na II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e II MEPEx, intitulados Disseminação do conhecimento: divulgação e cultura científica e um minicurso intitulado O professor como divulgador de ciências: Astronomia na mídia, ministrado no V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - V SNEA, oferecido para a formação de professores no primeiro dia do evento. Este estudo pode também colaborar para o desenvolvimento de materiais de divulgação adequados ao nível de letramento científico do público jovem, para promover a discussão sobre o letramento científico e a alfabetização científica em sala de aula e propiciar uma melhor compreensão de como o acesso e o entendimento a essas informações afeta o desenvolvimento da sociedade.

Palavras-chave


Letramento científico; Alfabetização científica; Divulgação científica

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