Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Percepções e contribuições, um paradigma na educação ambiental retratadas pelos docentes da rede pública de Viamão/RS face a Unidade de Conservação urbana: Um olhar frente ao Parque Saint Hilaire
Diovana Daugs Borges Fortes, Kellen Oliveira de Freitas, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O município de Viamão possui três Unidades de Conservação (UC), que são áreas protegidas legalmente com o objetivo de garantir a proteção da flora e da fauna, dos solos e recursos hídricos, em seu território. Entretanto há uma fragilidade de conhecimento das mesmas pelos docentes da rede pública de Viamão sobre as UCs. A temática ambiental deve ser abordada de maneira sistêmica pelos professores, independente de sua área de atuação, com isso o propósito deste trabalho de pesquisa é realizar um diagnóstico da percepção ambiental, pelos educadores da rede pública de Viamão, em relação à Unidade de Conservação, especificamente ao Parque Natural Municipal Saint Hilaire (PNMSH), a fim de contribuir com o programa de educação ambiental do plano de manejo dessa unidade de conservação do espaço urbano. Com esse diagnóstico será possível saber como os educadores da rede pública de Viamão percebem a educação ambiental, qual o conhecimento e o uso das UCs por esses educadores, em especial o Parque Saint’Hilaire, bem como compreender a relação de pertencimento da rede de educadores ao PNMSH. O trabalho desenvolveu-se através de pesquisa qualitativa, visita in locu e entrevista com o gestor da UC urbana, reunião de apresentação de projeto para a secretaria de educação municipal e reunião com a equipe diretiva em quatro escolas no município, próximas ao PMNSH. Até o momento foram distribuídos 90 questionários entre professores das quatro escolas, organizados em três blocos para análise posterior: perfil, percepções quanto ao meio ambiente e percepções quanto ao Parque Natural Municipal Saint Hilaire de Viamão. Os resultados parciais dos questionários já aplicados demonstram a ausência de empoderamento daquele espaço por grande parte dos docentes, bem como a falta de conhecimento do parque ser uma Unidade de Conservação na área urbana. O que remete a falha integração da UC com o seu entorno, considerando que as escolas submetidas à pesquisa através de questionário encontram-se próximas ao parque. Desta forma o trabalho busca construir reflexões junto aos educadores sobre a possibilidade de utilização das Unidades de Conservação como espaços educacionais contribuindo para a conservação da biodiversidade através de uma proposta de educação ambiental mais eficiente junto ao parque. Visto que a efetividade da educação ambiental se dará na reflexão crítica e pertencimento do cidadão com sua realidade local.

Palavras-chave


Percepção; Educação Ambiental; Unidade de Conservação

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