Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Aperfeiçoamento e manutenção dos subsistemas de um protótipo veicular de eficiência energética
Gabriel Salini, Airton Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo promover melhorias nos subsistemas do protótipo veicular deeficiência energética desenvolvido no IFRS - Campus Erechim, o qual participa de competições de eficiência energética, que estimulam o desenvolvimento de um veículo que percorra determinado percurso com o menor consumo de combustível em um tempo máximo estabelecido. O protótipo em questão é movido a gasolina e, de modo a promover melhorias que diminuam seu consumo, alguns de seus subsistemas foram estudados no decorrer deste trabalho de forma a avaliar a viabilidade técnica de se efetuar mudanças e substituições de componentes para alcançar tal objetivo. Dentre os subsistemas avaliados e modificados, temos: rolamentos, injeção eletrônica, transmissão e direção, investiu-se em rolamentos com menor coeficiente de atrito, desenvolveu-se um sistema de alinhamento da direção e aumentou-se a rigidez da mesma, trabalhou-se no refino dos mapas de injeção fazendo o uso de um dinamômetro e também desenvolveu-se uma relação de transmissão específica para o trajeto da competição. As modificações propostas priorizaram itens como: a redução de massa, confiabilidade, facilidade de manutenção e influência na eficiência veicular. Esses dois últimos itens foram monitorados em testes realizados em um circuito com 10 voltas na praça Jaime Lago na cidade de Erechim–RS, totalizando 3,25 km de distância. Foram executadas três repetições, de forma a garantir a validação dos resultados, ao finalizar as mesmas se mensurou o consumo através do preenchimento do tanque do veículo até uma marca padrão e posteriormente comparou-se o resultado com um teste de referência, o qual havia previamente sido realizado. Por meio dos testes executados e do controle de alteração de peças e componentes pode-se verificar uma redução de massa de aproximadamente 5 kg, o que representa 8% da massa total do veículo, além disso, os testes executados foram capazes de atestar o funcionamento confiável do veículo e sugeriram um aumento de 83% na eficiência veicular com um desvio padrão de 5 km/L entre os testes. Ainda, pode-se verificar a facilidade da manutenção dos sistemas de transmissão, partida e injeção durante os próprios testes. Porfim, foi possível atestar as melhorias promovidas na etapa nacional de eficiência energética, a ShellEco-Marathon 2018, na qual atingiu-se uma marca de 424,9 km/L, resultado superior em mais de 75% quando comparado ao do ano de 2017, o qual acabou consagrando a instituição com o título de protótipo nacional mais eficiente na categoria gasolina.


Palavras-chave


Protótipo veicular; Aperfeiçoamento; Manutenção; Eficiência energética

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