Portal de Eventos do IFRS, 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Um Aplicativo para Promover Acessibilidade aos Alunos Surdos na Escola
Roberta Bühler Martins, Júlia Rosa de Matos, Carolayn do Reis Pereira, José Ferreira de Lima Júnior, Maurílio Quadros da Rosa, Vitor Messagi Guatimosim, Luiz Gabriel Rebechi, Bruno Casagrande Porcher, Roger Gonçalves Urdangarin, Anelise Lemke Kologeski

Última alteração: 14-12-2018

Resumo


Infelizmente, a educação ainda tem sido majoritariamente destinada para ouvintes, dificultando a inserção dos surdos na escola. A ausência de acessibilidade na educação refletea negligência enfrentada pela comunidade surda. Para  mudar este cenário, realidade dos estudantes surdos na cidade de Osório/RS, propomos usar novas tecnologias para desenvolver um aplicativo, utilizado no smartphone do aluno surdo, combinado a uma campainha luminosa instalada na sala de aula, controlada pela plataforma de prototipação de hardware Arduíno. Assim, pretendemos oferecer ao aluno surdo mais autonomia em sua trajetória escolar. Esta campainha luminosa permite que o estudante seja avisado de eventuais acontecimentos, anunciados normalmente através do som, como o toque do sinal para o intervalo, por exemplo. Cada vez que ela estiver acesa, com o auxílio do aplicativo, o smartphone do aluno irá vibrar para alertá-lo, caso ele não perceba o sinal luminoso. Em nosso protótipo utilizamos um módulo Bluetooth HC06 para a comunicação entre a campainha luminosa, projetada com o Arduíno, e o aplicativo para o smartphone que foi desenvolvido na plataforma Mit App Inventor, que permite a criação de aplicativos de software para o sistema operacional Android de um ​smartphone. O aplicativo se conecta ao módulo Bluetooth e faz vibrar o smartphone cada vez que o sinal luminoso está aceso, mostrando mensagens que indicam o teor do alerta (intervalo, troca de períodos, etc). Assim, buscamos criar através das novas tecnologias uma ferramenta assistiva, permitindo inclusão, acessibilidade e autonomia para alunos surdos na escola. Na elaboração e validação deste projeto, como resultados parcial já foram entrevistadas 11 pessoas da Comunidade Surda de Osório para teste do  protótipo: 9 estudantes surdos e 2 intérpretes de Libras. Destes estudantes, 4 são alunos do ensino superior no IFRS Campus Osório, e 5 são alunos da classe especial para alunos surdos em uma escola estadual no município. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, a maioria achou a solução interessante, e os alunos surdos puderam testar e contribuir com ideias de melhorias para o aplicativo. O trabalho também já foi apresentado em 5 eventos, sendo premiado em dois deles. Estamos trabalhando no aperfeiçoamento do protótipo  e para legitimar o sistema, o próximo passo é buscar mais voluntários para testá-lo,  e incluir novas funcionalidades. Portanto, nosso objetivo de promover a inclusão e a redução da desigualdade dentro da nossa comunidade foi alcançado,e futuramente pretendemos expandir a proposta para outros estabelecimentos, além da escola.

Palavras-chave


Acessibilidade; Alunos Surdos; Arduíno; Inclusão

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