Última alteração: 14-12-2018
Resumo
Quando o artista compartilha a arte, seja pela exposição, intervenção, proposição, ele apresenta as mais diversas possibilidades expressivas e oferece lugares possíveis para relações e diálogos acontecerem. O projeto “Aspectos da cerâmica guarani no RS para uma produção artística contemporânea” surgiu pelo interesse em ampliar o conhecimento sobre a cultura Mbya guarani, a partir do projeto extensionista “Ceramicando na escola” que contempla a abordagem da educação para as relações etnicorraciais por meio da cerâmica. A cultura guarani habita a região sul do Brasil e produz cerâmica, contribuindo para a formação intercultural do povo brasileiro. O processo criativo e a produção em artes visuais promovem relações que se inscrevem na materialidade da argila, na potencialidade expressiva da linguagem cerâmica, num contínuo fluxo a ser fomentado. O objetivo está em problematizar e movimentar reflexões que reverberem na produção e apresentação poética de obra artística em cerâmica, de autoria da “educadorartista”, constituídas a partir do estudo e reconhecimento da produção cultural material guarani e suas relações na formação intercultural regional, potencializando a arte como conhecimento. A metodologia inscreve uma pesquisa qualitativa cuja abordagem é exploratória e experimental. Inicialmente, de caráter inventariante e descritivo, busca elaborar o estado da arte da cultura guarani, na produção contemporânea dos artistas ceramistas, no Sul do Brasil. Na continuidade, problematiza poéticas visuais, na área da cerâmica, cujo processo experimental criativo e produtivo da “educadorartista”, que apresenta a obra artística. O diálogo do processo criativo na produção de cerâmica é feito com experimentações com um método de transferência de imagem na superfície curva da cerâmica e queimas alternativas para técnicas em baixa temperatura. Resultados parciais deste projeto já foram apresentados em obras cerâmicas e fizeram parte de eventos, tanto nacionais, como no exterior. Sendo assim, apresenta produções artísticas, contextualizadas na cultura guarani, cujos sentidos e significados são conhecimentos produzidos na educação estética problematizadora das relações interculturais.