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OBMEP na escola: resolução de problemas como metodologia de ensino
Última alteração: 28-02-2019
Resumo
O projeto “OBMEP na escola” é um projeto de extensão do IFRS campus Osório, que prepara estudantes que cursam o ensino médio, 8º e 9º anos do ensino fundamental para participarem da “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” (OBMEP), de escolas do município de Osório ou de outros municípios da região. A OBMEP demanda avançado domínio de certos conteúdos de matemática como geometria, análise combinatória e probabilidade, aritmética e sequências numéricas, algo que as escolas normalmente não possibilitam aos alunos um estudo satisfatório, ficando a cargo do aluno que possuir interesse, buscá-lo por conta própria. O projeto surgiu para suprir essa necessidade e atua proporcionando aos alunos o domínio significativo de tais conteúdos, na intenção de obterem bom desempenho na olimpíada. O projeto possui o objetivo de preparar os alunos para a participação na OBMEP, trabalhando e aprofundando conteúdos de matemática pouco explorados em aula regular, utilizando a resolução de problemas como metodologia de ensino. A ação é desenvolvida na forma de encontros semanais realizados nas terças-feiras no IFRS campus Osório. Nos encontros são resolvidos problemas do banco de questões e das provas anteriores da OBMEP, e outros problemas sugeridos pelo professor. A resolução é feita no quadro pelos bolsistas ou pelo professor utilizando métodos de resolução que abordam diferentes conteúdos de matemática, introduzindo-os através dos próprios problemas. Quando algum aluno do projeto elabora alguma resolução interessante, ele é incentivado a mostrá-lo no quadro e compartilhar com os colegas. Na OBMEP 2017, dois alunos do projeto foram premiados com medalhas, de ouro e prata, e três foram premiados com menções honrosas. Neste ano, na 1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, na qual o IFRS campus Osório possui três alunos classificados para a segunda fase, a ocorrer no IF Sul de Minas Gerais campus Muzambinho no dia 19 de outubro de 2018, dois deles participam atualmente do projeto e o outro participou em 2017. Considerando os resultados obtidos até então, é possível constatar-se que o projeto têm atingido seus objetivos, contribuindo para um melhor desempenho dos alunos em olimpíadas de matemática. Além disso, o projeto contribui para um melhor desempenho de seus alunos nas aulas regulares, e ainda possibilita que os alunos que pretendem seguir carreira nas ciências exatas e da natureza cheguem no ensino superior com noções avançadas de matemática.
Palavras-chave
OBMEP; Matemática; Avançada; Resolução; Problemas.
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