Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Formação continuada e inicial de professores de Matemática: trocando conhecimento
Naylene Fraccanabbia, Rafael Zanovelo Perin, Cristina Engelmann, Mariéle Minosso, Fernanda Zorzi

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


A formação continuada de professores de Matemática da rede municipal de Bento Gonçalves é uma ação de extensão que está na quinta edição, organizada e ministrada por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, do IFRS - Campus Bento Gonçalves. A atividade objetiva a troca de conhecimentos entre professores atuantes e licenciandos envolvidos, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da matemática ensinada, além de oportunizar aos acadêmicos maior contato com a realidade escolar. A ação visa propor aos professores reflexão acerca da prática pedagógica, visando pensar nas capacidades e metodologias a serem desenvolvidas. A partir das propostas apresentadas são realizadas discussões que contribuem com a formação discente e com a formação continuada dos professores participantes. Os encontros são precedidos pela leitura de textos reflexivos sobre temáticas abordadas, aproximando as práticas acadêmicas das práticas escolares. Nesse processo, as tecnologias digitais, o raciocínio lógico através de jogos, a habilidade em resolver problemas, o conhecimento da história, dentre outras formas de abordar os conteúdos matemáticos, são vistos como demandas na formação estudantil e contribuem com as discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos da educação básica. Os encontros acontecem de março a novembro, em dois grupos, um de professores que atuam nos anos iniciais e outros nos anos finais. Busca-se discutir, com os professores em exercício, recursos didáticos que integrem visualização, comunicação e informação. Dessa forma, os integrantes do PET, divididos por tendência da Educação Matemática na contemporaneidade (história da matemática, resolução de problemas, tecnologias digitais, jogos e materiais concretos) organizam os encontros e realizam as práticas com os professores. No último encontro realiza-se um seminário de apresentação das atividades desenvolvidas pelos participantes em suas salas de aula, inspirados no que lhes foi apresentado durante o projeto. A ação, além de contribuir com a formação dos professores, oportuniza aos licenciandos a proximidade com a vivência docente, o contato com público diferenciado e com seu futuro campo de atuação, além do compartilhamento das pesquisas desenvolvidas. Também, destaca-se a troca de experiências que enriquece a formação dos envolvidos, visto que oportuniza a um só tempo uma experiência de ensino, como processo de formação profissional, de pesquisa, como investigação sobre a prática docente e de extensão à medida em que estarão intervindo sobre uma situação social concreta. Os resultados, além de divulgados nos eventos internos à Instituição são sistematizados em artigos apresentados em outros evento da área da Educação.


Palavras-chave


Educação matemática; Formação de professores; Docência.

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