Última alteração: 28-02-2019
Resumo
O projeto intitulado ‘Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão’ faz parte de uma das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS Campus Sertão. O foco do projeto é o desenvolvimento de ações sobre educação especial no âmbito da inclusão, sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert e no IFRS - campus Sertão, buscando assim difundir informações, ideias e conceitos sobre o assunto. Sua importância tem relação com a necessidade de realizar um trabalho para um público diferenciado, com o intuito de conscientizar desde cedo sobre a importância da inclusão, fazendo os alunos refletirem sobre como suas ações perante a outras pessoas os fazem ser parte da inclusão. Os objetivos construídos para o projeto se baseiam em produzir e socializar conhecimento na área da educação especial com professores, alunos e funcionários; possibilitar campo de formação por meio de oficinas, murais e afins; sensibilizar o público alvo sobre a importância da inclusão das pessoas com necessidades específicas. Durante o decorrer do ano foram construídos cartazes e folders informativos que foram espalhados pelos corredores das escolas, buscando atingir um público maior, e assim informando sobre algumas leis e normas relacionadas a inclusão de pessoas com deficiência. Outra forma de conscientizar o público jovem foi por meio da série intitulada ‘Atypical’, onde os mesmos se sentiram envolvidos e puderam refletir sobre como suas ações perante os outros podem afetar ambas as vidas. As atividades realizadas na escola Engenheiro Luiz Englert são formuladas para informar os alunos sobre os diferentes tipos de deficiência existentes, com este conhecimento passam a entender melhor o que alguns de seus colegas passam ou o que podem encontrar com futuros colegas, reconhecendo assim que todos são capazes de conviver em grupo e que apesar das diferenças físicas e psíquicas todos têm o direito e devem ser tratados como qualquer outra pessoa, sentindo-se assim parte do grupo.