Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Laboratório de educação matemática móvel: contribuindo para construção de conhecimento
Jordan Thiago Pacheco de Melo, Cassiane Modesto Brum, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O aprendizado da matemática carrega ainda o estigma de ser uma disciplina complexa e pouco acessível. Uma das causas está no fato de que entre o conhecimento físico (visível, palpável, concreto) e o conhecimento matemático (relação que o indivíduo constrói) existe um processo a ser vivenciado. Com base nisso, a utilização de espaços, estratégias metodológicas e recursos lúdico-manipulativos apropriados podem contribuir de forma significativa para a formação dessas relações e, consequente desmistificação do ensino da matemática. O  projeto de extensão Lema Móvel - Laboratório de Educação Matemática Móvel tem como objetivo incentivar o uso de práticas para o ensino e aprendizagem de matemática que favoreçam a construção do conhecimento em lugar da absorção de conhecimentos. A partir disso o projeto mobiliza o laboratório ao encontro de estudantes do ensino fundamental ou médio de escolas pertencentes à comunidade que o Ifrs campus Canoas está inserido oportunizando, disseminando e incentivando práticas de ensino e aprendizagem de matemática por meio da experimentação, através da aplicação de propostas didáticas com o uso dos recursos didáticos do laboratório. As propostas didáticas são elaboradas no âmbito acadêmico pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática sob orientação dos docentes da instituição, oportunizando a construção de conhecimentos tanto dos estudantes do ensino básico quanto do referido curso superior. Trata-se de mais uma possibilidade de inserção dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática nas atividades inerentes à profissão docente, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a correta utilização desses recursos e ampliando os seus conhecimentos acerca da matemática e dos processos de ensino e aprendizagem. Através dos registros contínuos sobre avaliação e melhorias das oficinas de atividades realizadas pelo projeto pode-se afirmar a motivação e interesse que os alunos participantes sentem, em virtude dos questionamentos e solicitações de retorno com outras propostas didáticas integrando novos recursos do laboratório. Assim, esse exercício pedagógico pode contribuir para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica com a disciplina de matemática e também contribuirá para a formação de educadores matemáticos e não só de professores.

Palavras-chave


Laboratório de educação matemática; Ensino e aprendizagem; Educação matemática; Formação de professores.

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