Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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A lógica auxiliando o ensino matemático nas escolas de ensino fundamental
Tages Xavier de Souza, Emerson Rogério de Oliveira Jr

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Uma das grandes reclamações dos professores das séries iniciais é o aprendizado matemático, encarado pelos alunos como sendo uma disciplina chata, já que é preciso pensar muito e ter mais atenção. Com o propósito de atenuar este problema foi idealizado o projeto “Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de escolas de Sertão e do distrito Eng. Luiz Englert”. O projeto utiliza a lógica como sendo mais uma ferramenta para auxiliar o aprendizado matemático. Oprojeto está em seu sétimo ano de execução, tendo iniciado em 2012, quando atendia apenas uma escola e contava com aproximadamente 20 alunos. Atualmente, está atendendo mais de 200 alunos, de 1º até  9º ano, distribuídos em três escolas participantes: E.M.E.F.  João Antônio de Col e E.E.E.F. Bandeirantes, situadas no Município de Sertão e a E.E.E.F. Eng. Luiz Englert, situada no distrito de mesmo nome. Para os professores das escolas atendidas, o projeto tem sido de grande ajuda, somando força e tornando o aprendizado de conceitos matemáticos mais agradáveis, por usar aplicativos lúdicos. Considerando aspectos metodológicos, o projeto conta com 4 bolsistas, que se dividem para atender as 3 escolas participantes. Com as atividades, o bolsista, que até então tinha apenas a visão discente, passa a ter também a visão docente em sala de aula. As principais ferramentas utilizadas no projeto são: o TuxMath (jogo educativo para a prática de operações matemáticas simples), o Tangram (quebra cabeça chinês que consiste em 7 formas geométricas sendo 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, cujo objetivo consiste em ordenar logicamente todas as formas geométricas a fim de formarem figuras específicas).  São utilizados aplicativos lúdicos para desenvolver o raciocínio lógico através de brincadeiras, exercícios matemáticos como reforço para os alunos com dificuldades, noções básicas de xadrez e, por último, o Scratch (aplicativo educacional para ensino de lógica e programação). Os bolsistas reúnem-se nas segundas-feiras, das 13h às 17h, para a preparação do material das oficinas que serão aplicadas durante a semana nas escolas atendidas. Nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 13h às 17h, as oficinas ocorrem nas escolas. As escolas apoiam completamente o projeto e veem a sua importância, pois os alunos atendidos pelo projeto estão tendo um aumento significativo no aprendizado. Algumas das atitudes incentivadas pelos bolsistas no trato com as turmas atendidas nas escolas são: o comportamento, a interação, a disciplina e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos.

Palavras-chave


Alunos; Matemática; Escolas; Professores; Lógica.

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