Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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A geometria das construções com Origami: uma abordagem a partir de diferentes públicos
Mariéle Minosso, Cristina Engelmann, Tamara Miranda Rustick, Delair Bavaresco

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Este trabalho apresenta resultados e uma discussão acerca da realização do projeto de extensão Construções com Origami: abordagem de Geometria Plana e Espacial, desenvolvido por bolsistas do Programa de Educação Tutorial Matemática e licenciandas de Matemática do IFRS- Campus Bento Gonçalves. O projeto estruturou-se por meio do estudo das relações de geometria presentes nas construções, verificação e compreensão dos axiomas de Huzita-Justin e da proposição de oficinas de dobraduras com diferentes públicos. Tendo em vista a necessidade da utilização de diferentes recursos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de geometria em sala de aula, buscou-se integrar diferentes áreas do conhecimento no estudo das relações geométricas presentes no Origami. Para verificar a viabilidade do uso deste material na construção do conhecimento, foram realizados estudos na área da Geometria, de dobraduras simples e elaboração de material que explicita as relações matemáticas presentes no Origami. O material elaborado foi aplicado, primeiramente numa  oficina com licenciandos do IFRS-BG, depois durante o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, com discentes e docentes da área da Matemática e, ainda, com alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de Bento Gonçalves. Nas duas primeiras oficinas, o contexto da abordagem foi formal, visto que muitos dos conceitos já lhes eram familiares e havia abertura para discussões sobre a possibilidade de utilização do material produzido como ferramenta de ensino. Na terceira, as construções introduziam os conceitos de maneira lúdica, necessitando adaptação das construções e da linguagem utilizada. No decorrer dos encontros, a contextualização dos temas deu-se pela história da Geometria e do Origami. Ao construir as dobraduras ressaltando os conceitos geométricos existentes, foi possível a integração das áreas de História, Arte e Matemática. Os resultados do desenvolvimento dessa ação se evidenciaram com base nas falas dos participantes, através de questionamentos e comentários, na associação das relações geométricas presentes nas dobraduras e no envolvimento dos participantes. Tais resultados consolidam a proposta de relacionar Origami com matemática em sala de aula desde que a construção do conhecimento seja a base de todo o processo, com questionamentos e intervenções a fim de que o conteúdo faça sentido. Também, as construções demandam planejamento e o professor precisa considerar que cada pessoa tem seu tempo para compreender os processos. Por fim, ressalta-se que os participantes aprovaram a metodologia, principalmente por envolver arte, por produzir material concreto, e por conhecerem um pouco da História da Geometria e do Origami.

Palavras-chave


Dobraduras; Ensino de matemática; Material concreto.

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