Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Música e extensão no campus Alvorada: ações do projeto música e corpo no mundo
Henrique Santos Marcelino, Carolina Possa, Jair Peixoto Oyarzabal, Gustavo Pinheiro da Silva, Cleiton Luiz Freitas de Oliveira

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Neste resumo apresentamos o Projeto de Extensão Música e Corpo no Mundo: vivências de música e protagonismo juvenil. Este, foi planejado em três eixos, surgindo um quarto como desdobramento, os quais serão apresentados a seguir. No primeiro eixo, estamos realizando oficinas de música na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, situada no entorno do Campus Alvorada, com a qual construímos uma parceria. Este eixo se desenvolve em aulas práticas, com alunos(as) da escola, em encontros, inicialmente quinzenais e atualmente semanais por sugestão dos participantes. O objetivo é desenvolver conhecimentos musicais com os participantes utilizando o corpo como instrumento para melhor compreensão de ritmo, tempo e andamento e o violão como principal objeto de estudo. O projeto foi oferecido às duas turmas de 9º ano da escola, com adesão de aproximadamente 15 pessoas,  para que além da música, pudéssemos fomentar o interesse pelo ingresso no Instituto Federal. Como segundo Eixo do projeto, idealizamos a formação de um grupo musical, que, juntamente com os alunos(as) bolsistas realizem apresentações e participem de um processo formativo, prático, com a construção de um repertório e de criação de arranjos e execução musical. No desenvolvimento deste grupo, o mesmo tem sido pensado como um coletivo que compreende a existência de diversos grupos, na perspectiva de integrar e incluir as diversas pessoas que fazem música, bem como as diversas expressões musicais presente no campus. O terceiro eixo é constituído pelas apresentações musicais. Como desdobramento realizamos a participação em atividades do IFRS como o Primeiro Festival Mundo IFRS, uma apresentação na Festa Junina do Campus Restinga, na Festa Junina do Campus Alvorada e na abertura dos Jogos Regionais dos Institutos Federais. Há ainda a previsão de outras apresentações ainda em 2018. Assim como os demais eixos, este não pode ser compreendido isoladamente. E foi a partir deste, que surgiu o eixo a seguir, pela necessidade de se apresentar ao próprio Campus as construções do grupo musical. Dessa forma, o quarto eixo surge da realização de um Ensaio Aberto no Campus. A partir daí pensamos a necessidade de espaços de livre acesso e criamos o Sarau do Sol e da Lua. O sarau é um movimento artístico para a comunidade interna e externa do IFRS e é realizado quinzenalmente. Além disso, iniciamos em uma escola do entorno do Campus a versão itinerante do sarau, com a qual chegaremos em escolas e outras localidades de Alvorada.

Palavras-chave


Música; Aprendizado; Protagonismo juvenil

Texto completo: PDF