Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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POEMA: saberes compartilhados a partir de oficinas
Elaine da Rosa Camargo, Fernanda da Silva França, Simone Maffini Cerezer

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA), nesta 4ª edição, tem como principal objetivo desenvolver uma prática de formação continuada e a troca recíproca de experiências entre os professores de Matemática da rede pública do município de Canoas/RS, docentes do IFRS  – Campus Canoas e licenciandos do curso de Matemática do IFRS – Campus Canoas. A troca de experiência tem como base a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mas também na prática cotidiana dos professores. As oficinas são planejadas pelos docentes do IFRS  – Campus Canoas, bolsista e voluntária do POEMA com atividades que buscam proporcionar melhor compreensão dos conceitos matemáticos e auxiliam na aprendizagem dos alunos, como a construção de recursos didáticos, resolução de problemas, modelagem matemática e as tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o projeto visa dar subsídio aos professores de Matemática da rede pública do município de Canoas e aos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas para o uso de diferentes práticas associadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática. Até o mês de setembro de 2018 foram oferecidas oficinas com os seguintes temas: “Probabilidade: como abordá-la no Ensino Fundamental?”; “A Gestão Inovadora da Escola e da Sala de Aula: construindo saberes”; “Resolução de Problemas usando a Lógica Matemática” e “Construindo Geoplano como Recurso Didático para o Ensino de Geometria Plana”. Observa-se, pelas avaliações realizadas ao final de cada encontro, que a realização das oficinas proporciona aos participantes, em média, catorze (14) em cada oficina, espaço para discussão e produção coletiva de ideias, reflexão sobre a prática docente e contribui para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Espera-se, dessa forma, que este intercâmbio entre docentes e discentes e as diferentes práticas oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos e colabore para qualificar o ensino de Matemática na Educação Básica.

Palavras-chave


Formação continuada; Ensino e aprendizagem de matemática; Ensino Fundamental; Município de Canoas/RS.

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