Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente
Dainara Regina Roesler, Tífani Lamb Dietze, Marjory Nathalie Meglin, Eduardo Matos Montezano

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O referido projeto tem por objetivo possibilitar através da implantação e condução de hortas escolares a realização de atividades de caráter interdisciplinar e ambiental junto às escolas de ensino fundamental do município de Ibirubá/RS e região. As escolas participantes do projeto no ano de 2018 são três: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco no município de Ibirubá, Escola Municipal Anibal Magni em Arroio Grande – Selbach/RS e a Escola Municipal Menino Deus em Quinze de Novembro/RS. A metodologia adotada para execução do projeto baseia-se a partir do contato inicial com as escolas participantes, através de visitas e reuniões de planejamento para levantamento de interesses e demandas e elaboração de um cronograma de atividades. Na Escola Rincão Seco o projeto tem atuado junto aos alunos da educação infantil e do 1º ao 4º ano, totalizando 31 alunos. As atividades realizadas durante esse ano foram relativas a reorganização e manutenção da horta mandala já existente (preparo dos canteiros, adubação, transplantio de mudas de hortaliças, irrigação, capinas e aplicação de biofertilizantes) tendo em vista que já eram realizadas ações junto à escola desde 2015. Foram também realizadas atividades de cunho didático que reforçaram a importância de uma alimentação saudável a partir do consumo de hortaliças. Na Escola Aníbal Magni, no município de Selbach que participa do projeto desde 2017, as atividades realizadas iniciaram-se pela reorganização da horta já existente através do preparo dos canteiros, transplantio de mudas de hortaliças, irrigação, capinas e adubação. O público participante nessa escola foram alunos das seguintes séries:  2°,3°,7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental, totalizando 20 alunos. Em ambas as escolas foram instaladas composteiras, afim de que os resíduos vegetais gerados pudessem ser reaproveitados e o composto produzido pudesse ser utilizado na adubação dos canteiros. A Escola Menino Deus no munícipio de Quinze de Novembro/RS ainda não possui uma horta já implantada, mas foram realizadas reuniões com professores e a direção para o planejamento e início das atividades. A partir desse planejamento foi realizada uma visita com os alunos e professores da escola (aproximadamente 25 pessoas), ao Horto da Biodiversidade e demais setores do IFRS-Campus Ibirubá, com o objetivo de conhecer práticas ecológicas voltadas à produção de hortaliças e processos de compostagem. Conclui-se, portanto que a realização das ações realizadas tem proporcionado um estreitamento entre a instituição IFRS-Campus Ibirubá e a comunidade externa das escolas participantes, fortalecendo o caráter extensionista do projeto.

 


Palavras-chave


Hortas escolares; Meio ambiente; Interdisciplinaridade; Educação.

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