Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Atividades de Equoterapia para a APAE de Getúlio Vargas
Artur Souza Zanin, Marcos Oliveira

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O projeto intitulado ‘Atividades de Equoterapia para a APAE de Getúlio Vargas’ consiste em uma atividade extracurricular de auxílio para pessoas com necessidades específicas. O presente projeto atua no desenvolvimento físico por meio de atividades que estimulam a motricidade ampla, tendo ainda como objetivo estimular o praticante a realizar atividades relacionadas ao manejo de equinos; de equitação e tarefas que auxiliam no desenvolvimento psíquico. O projeto vem sendo desenvolvido por bolsistas e voluntários, ​de modo que todos auxiliam nas atividades, sejam elas relacionadas ao manejo nutricional e sanitário dos animais, visando proporcionar um bem-estar do mesmo para que ele possa desenvolver seu papel junto ao centro de equoterapia, como também na manutenção geral do local. Durante o atendimento auxiliamos os praticantes na fase de aproximação com os equinos e também na guia dos mesmos, juntamente com a equipe de profissionais da APAE. A equipe é composta por profissionais da área de psicologia, fisioterapia, pedagogia e educadores físicos, sendo que os mesmos são capacitados para atender a cada particularidade dos praticantes. No decorrer projeto pode se observar que a integração entre bolsistas e a equipe de profissionais geram resultados gratificantes, percebendo uma mudança positiva no praticante e em todo o grupo. Portanto, ao desenvolver uma atividade na equoterapia buscamos trazer uma melhora para a vida do praticante, buscando integrá-lo nas atividades, gerando assim uma autonomia de grande importância na sua vida. A cada dia dentro do centro de equoterapia é aprendida uma nova lição, o ato de ensinar e demonstrar o caminho para o praticante faz com que o grupo aprenda juntamente. O ato de sensibilizar junto ao animal é visível a cada sessão realizada, onde nitidamente se percebe a empolgação e determinação dos participantes, o que torna o projeto gratificante a todos envolvidos. O papel do bolsista vai além de somente guiar; é escutar, compreender e fazer parte da construção social do praticante. São ações como as realizadas no presente projeto que nos fazem crer a importância que exercemos sobre a vida dos praticantes e nos fazem compreender que a sociedade pode ser melhor, basta querermos.

Palavras-chave


Equoterapia; Inclusão social; Desenvolvimento.

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