Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Significando Saberes
Everton Plácido, Sabrine de Oliveira, Tatiane Cigognini Glienke, Marcele Neutzling Rickes

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O Projeto de Extensão “Significando Saberes” tem como objetivo promover a alfabetização e letramento de uma estudante surda do ensino fundamental do município de Ibirubá. A proposta surgiu perante as dificuldades apresentadas por essa estudante devido a falta de intérprete de libras na escola. As atividades desenvolvidas no projeto envolvem Libras, Português (na modalidade escrita) e matemática básica. Os encontros são realizados semanalmente e tem duração de 4 horas. Ressaltamos que o ensino e a aprendizagem acontecem entre pares, considerando que o bolsista selecionado para o projeto é surdo e, compartilha seus conhecimentos e vivências com a estudante. Nesses encontros são realizados jogos pedagógicos de raciocínio lógico, construção do conhecimento lógico-matemático, estímulo do uso da Libras como primeira língua, alfabetização e letramento da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Para o desenvolvimento dessas atividades foi realizada uma avaliação diagnóstica e a partir do resultado, percebeu-se a necessidade da estudante reconhecer sua identidade surda e o contexto em que está inserida. O planejamento das atividades foi elaborado a partir de temas geradores como “Sinalizando meu lar”, “Copa do Mundo” e “Trilha das Configurações”. As atividades relacionadas à matemática básica são contextualizadas através de jogos como o “pega-varetas”, “acerte o cálculo” e “caminho matemático”. Os materiais didáticos são confeccionados pelo bolsista, visando a produção de recursos didáticos adaptados. O projeto está em andamento e encerra-se em 30 de novembro deste ano. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem entre pares, observou-se até que a estudante contextualiza o conhecimento expresso em Libras. Ademais, ampliou o vocabulário de sinais e realiza cálculos matemáticos simples com menos dificuldade. A proposta será replicada para o ano seguinte, porque a estudante estará cursando o 9° ano do ensino fundamental e o projeto terá como objetivo a preparação para o processo seletivo do IFRS - Campus Ibirubá.


Palavras-chave


Metodologia Concreta; Estratégias de Ensino; Educação de Surdos.

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