Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria nos componentes curriculares da área de termo-fluidos no Curso Superior em Engenharia Mecânica
Manoel Fredrich

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


Ao longo da história do curso de Engenharia Mecânica têm-se componentes curriculares que solicitam grande dedicação dos discentes, negligenciar tal necessidade aumenta consideravelmente o risco de reprovação. Não obstante a isso, no IFRS-Campus Ibirubá identificou-se um elevado índice de retenção nas disciplinas. Para combater esta adversidade, desenvolveram-se projetos de ensinos com monitoria para melhorar a compreensão dos conteúdos, com o objetivo de aprimorar os processos de ensino/aprendizagem. Então, criou-se o projeto de monitoria das disciplinas da área de termo-fluidos, pois nestas tem-se uma elevada reprovação dos alunos. O principal objetivo é a redução do índice de reprovação no curso e também auxiliar os discentes a melhor entender os conteúdos. Então, se verificou em quais componentes curriculares havia esse fator negativo, e chegou-se à conclusão de que as disciplinas de Física II, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Transferência de Calor necessitavam de uma atenção principal. A partir disto, foi elaborado, juntamente com os docentes de cada componente curricular, um cronograma de atendimento para os discentes. Logo após foi disponibilizado aos interessados. Após isso, os alunos já poderiam procurar o atendimento para sanar suas dúvidas em relação ao conteúdo. Para facilitar a procura foi disponibilizado o e-mail e o WhatsApp do monitor para os discentes, assim eles poderiam tirar as dúvidas fora do horário de aula. Logo que se iniciou o projeto teve uma baixa procura pelo atendimento, mas aqueles que o procuram conseguiram sanar suas dúvidas. Com os resultados obtidos, conclui-se que o projeto atende as necessidades dos alunos. Para o bolsista o projeto trouxe uma visão de como é o cotidiano de um docente, pois, foram realizados períodos de preparação pedagógica para atender os discentes. A continuação do projeto será de grande importância para os discentes, já que a ferramenta auxilia no êxito e na permanência dos estudantes no curso de Engenharia Mecânica.

Texto completo: PDF