Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Cinema, Sexualidade e Diversidade
Gabrielli Dias da Silva

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O projeto a ser apresentado baseia-se em análises de produtos audiovisuais com temática LGBTQ(+), especificamente criados a partir do ponto de vista dos estudantes. Trabalhando com filmes, séries, videoclipes, documentários, etc., abrangendo tanto aqueles de autoria nacional quanto estrangeira. Tendo a ideia de criar um material de apoio para os docentes, que possa ser atribuído a atividades de ensino; sendo desenvolvido a partir das visões dos próprios alunos criando assim um sistema discente-docente-discente. As análises são feitas a partir de materiais pré-selecionados que abordam o tema e atendem as intenções do projeto, que tem o objetivo fomentar o debate desta temática, LGBTQ(+), em sala de aula. Cria-se uma espécie de “ficha” sobre o material, dividida em: especificações técnicas, possibilidade de uso do material para debate e visão dos discentes - que é a parte mais importante a ser observada e que traz o foco principal do projeto: uma visão alternativa, adquirida a partir do ponto de vista do público alvo, os discentes. Novos materiais vão sendo adicionados, criando-se assim um amplo suporte para ser explorado e dando maior liberdade na escolha de quais materiais o docente em questão poderá utilizar para suplementar as atividades propostas - de maneira que possam abranger estes materiais e que contribuam com a ideia de trazer estes produtos para debates sobre o tema em questão. Assim utilizando a abordagem audiovisual para gerar debates construtivos a respeito da temática a ser tratada em questão (LGBTQ(+)); tendo enfoque no público discente, fomentando assim a sua inserção no tema à partir de uma metodologia que abranja visões de mundo e formas de interpretação mais próximas das suas próprias; colaborando assim para que o docente possa compreender a temática, da maneira como é trazida no presente projeto, e assim pô-la em prática de forma satisfatória e efetiva, alcançando o objetivo proposto.

Texto completo: PDF