Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Um processo colaborativo na preparação dos estudantes para a realização do Enem.
Natália Simone Andreazza, Rosilene Marli Vieira, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) visa contribuir para a valorização de profissionais da docência, incentivando a formação em nível superior, de modo a elevar a qualidade da formação inicial nos cursos de licenciatura, integrando a educação básica com a superior. Ainda, visa inserir os licenciandos no cotidiano das escolas de rede pública, a fim de que sejam desenvolvidas atividades metodológicas, tecnológicas, inovadoras e interdisciplinares para a solução de problemas do processo de ensino-aprendizagem, alicerçando assim, conceitos teóricos e práticos. Do projeto, participam duas estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. O projeto do Pibid, intitulado “Curso preparatório para o Enem” está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni, localizada no município de Caxias do Sul, na qual estão sendo realizadas atividades visando preparar os alunos da etapa de Ensino Médio para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na área de conhecimento matemática. O curso ocorre em todas as quartas-feiras letivas durante o período da tarde e são previstas a realização de seis encontros no total, sendo que a participação dos alunos não é obrigatória. No projeto, busca-se realizar revisões concisas sobre os conteúdos mais abordados em matemática na prova do Enem, privilegiando a resolução de exercícios atualizados, apresentados principalmente em provas dos anos de 2015, 2016 e 2017. Além disso, intenta-se elaborar algum material concreto para a resolução de um dos exercícios selecionados para cada aula. No planejamento da aula sobre funções, a partir de uma questão que solicitava a identificação de um gráfico sobre o enchimento de um sistema de abastecimento de água para um prédio, elaborou-se um modelo concreto do sistema de abastecimento utilizando potes plásticos, canudos e garrafa pet, além de água, para simular o abastecimento. Percebeu-se com isso, uma compreensão maior da questão por parte dos alunos, uma vez que o modelo concreto permite visualizar o comportamento de determinado fenômeno. Com o projeto, percebeu-se que a teoria quando alicerçada com a prática, gera inúmeros benefícios, tanto para estudantes, como para os licenciandos, uma vez que permite compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem. Portanto, o Pibid apresenta-se como um projeto de formação no qual o estudante da licenciatura amplia suas perspectivas e qualifica suas práticas.



Palavras-chave


Enem; Educação matemática; Formação docente; Pibid.

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