Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Esporte:atividade complementar ao ensino
Marcela Muner de Freitas, Heloisa Santini

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


Segundo estudo recente da Organização Mundial da Saúde, 80% dos adolescentes no mundo não praticam exercícios com frequência e intensidade adequadas para sua faixa etária. Além dos efeitos positivos que as atividades físicas exercem sobre a saúde, a prática esportiva é de grande importância na educação e desenvolvimento integral dos jovens. O esporte, como atividade complementar de ensino, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de competências técnicas e sociais. Uma análise breve da realidade de muitos campi do IFRS, mostra que os alunos não possuem espaços adequados para a prática de atividades físicas (sejam elas esportes, danças, lutas, ginásticas ou jogos). No Campus Caxias do Sul, a prática de atividade física é realizada na área de um antigo estacionamento, cujo piso é coberto de cascalho; ou no auditório do Campus, cuja finalidade é atender outras demandas da Instituição. Frente a esta realidade, o projeto Esporte e Escola: caminhos de educação cidadã, tem como objetivos oportunizar aos estudantes o acesso a distintas práticas esportivas em locais adequados para sua realização, desenvolver o prazer e o hábito do exercício físico sistemático, e estimular formas de relacionamento competitivo baseadas no respeito e na cooperação mútua. Para isso, são oferecidas três modalidades esportivas que já possuem um histórico educacional dentro da Instituição e que integram parte das aulas de Educação Física: voleibol, handebol e futsal. Para além das aulas, há treinos regulares para aqueles que desejam participar de competições ou se movimentar por lazer. Trabalha-se a abordagem do espírito competitivo na perspectiva de um processo formativo, do desenvolvimento de valores como a resiliência, responsabilidade, empatia, solidariedade e espírito crítico. Na tentativa de incluir a atividade física no dia a dia dos estudantes o projeto promove a aula inaugural de Educação Física, Jogos de Integração, palestras e debates de filmes. Têm-se  como resultado o desenvolvimento de um conjunto de preceitos para a vida e o alargamento das experiências de se movimentar. Valores como resiliência e responsabilidade se refletem no cotidiano de 136 estudantes participantes do projeto até momento. Para 2019, pretende-se associar as modalidades de xadrez, bocha paralímpica, as oferecidas pelo Programa Caxias Navegar (remo, vela e canoagem), assim como lutas, badminton e  atletismo, parcerias que estão sendo firmadas com colaboradores externos, transformando o projeto em programa.



Palavras-chave


Atividade Complementar ao Ensino; Esporte Escolar; Educação Cidadã

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