Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Monitoria Acadêmica - Ampliando Vínculos - Informática
Bruna Bastian da Costa, Leonardo Poloni

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


A motivação para o desenvolvimento desse projeto veio da necessidade de otimizar a utilização dos espaços escolares, especialmente os laboratórios de informática. Para isso, buscou-se a escolha de monitores capazes de gerenciar a utilização desses locais e aptos a auxiliar a comunidade acadêmica com o uso dos principais recursos relacionados à tecnologia da informação e comunicação. Dentre os objetivos desse projeto estão: possibilitar aos discentes acesso aos recursos relacionados à tecnologia da informação e comunicação para que possam praticar o uso desses recursos; produzir e/ou adaptar materiais que possam contribuir para o melhor desempenho acadêmico de estudantes com necessidades específicas em parceria com o NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais); proporcionar espaço de integração e inclusão digital, possibilitando com isso a realização de pesquisas, trabalhos acadêmicos e treinamentos, produção de informações e dados estatísticos sobre a frequência de uso do laboratório, quais softwares e para que fins são utilizados. Os bolsistas têm como função, gerenciar a utilização do Laboratório de Informática pelos usuários, registrando em planilha os dados dos estudantes. Quando solicitado, prestar auxílio aos usuários sobre acesso e utilização dos recursos disponíveis. Acompanhar, quando necessário, alunos com dificuldades de aprendizado ou necessidades específicas no uso das tecnologias de informação e comunicação, a fim de facilitar seu acesso aos recursos. Sugerir adaptações quando disponíveis ou requisitar outros recursos aos setores competentes.  Até o momento, os retornos que obtivemos dos estudantes foram bem positivos, principalmente pela possibilidade de utilizar os computadores nos horários de monitoria para a realização de trabalhos e pesquisas, pois alguns alunos não têm acesso à computador fora da escola e outros não possuem internet em casa. Além disso, fora do horário das monitorias, há poucos computadores disponíveis para uso dos alunos. Outra tarefa desenvolvida é o auxílio em algumas aulas, possibilitando com isso atender turmas com mais de 25 alunos, contribuindo com o andamento da aula preparada pelos professores de cada área. Um dos grandes desafios encontrados foi atender alunos estrangeiros (haitianos e senegaleses), com dificuldades diversas, que começam pelo idioma e se ampliam com relação aos termos técnicos relacionados à área de informática. Outro resultado observado até o momento foi o aumento no número de estudantes que passaram a utilizar os laboratórios de informática durante os horários de monitoria.



Palavras-chave


Monitoria Acadêmica, Laboratório de Informática, Inclusão digital

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