Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Jogos do IFRS: um olhar na perspectiva dos veteranos
Luka de Andrade Santos, Pedro de Andrade Santos, Lidiani Luz da Silva, Mateus Assmann, Mariana Afonso Ost

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O "Jogos do IFRS" é um evento esportivo que está atualmente na sua quinta edição. Tradicionalmente realizados na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, o evento integra os campi do IFRS em competições de diversos esportes, coletivos e individuais.  O campus Osório participa desde a primeira edição e cada vez mais vem aumentando o rendimento e alcançando melhores resultados.

O objetivo deste trabalho é relatar sobre a experiência de representar o campus Osório na referida competição enquanto estudantes/atletas do último ano do Ensino Médio. Além disso, buscamos incentivar os demais alunos e alunas do campus a participarem das equipes esportivas para adquirirem os valores e conhecimento que tivemos nos Jogos do IFRS.

Esse relato justifica-se devido à importância de divulgar as contribuições para nossa formação obtidas a partir da participação do evento. A descrição do evento sobre o olhar dos alunos que estão no último ano traz uma visão mais ampla para aqueles que se interessam em ingressar ou continuar fazendo parte das equipes esportivas, levando em conta a dificuldade apresentada para ingressarem.

Enquanto estudantes do último ano do Ensino Médio, podemos ressaltar que os valores  adquiridos ao longo das diferentes edições dos Jogos, serão levados pra toda a vida, como a superação, a integração, o respeito às diferenças, a frustração da derrota, a alegria da vitória e principalmente a possibilidade de desafiar-se. Ainda, salientamos que foi muito prazeroso representar o Campus Osório, além de ser uma tarefa de grande responsabilidade  competir em nome da instituição. Assim, temos a consciência de que buscamos dar o nosso melhor, vibrar, se doar, se unir com a equipe. Como veteranos, consideramos ser de extrema importância deixar a mensagem que essa participação faz diferença para cada estudante. Por fim,  ressaltamos sobre a importância das vivências compartilhadas com os estudantes mais velhos que representam as equipes esportivas do Campus Osório nas edições anteriores. Dessa forma foi possível passar a descrição e sensação de como é participar dos Jogos do IFRS aos novos alunos que estão iniciando. Logo, reforçamos que oportunizar aos estudantes a participação em eventos esportivos com os Jogos elevam e ampliam o leque de aprendizados e saberes proporcionados pela Instituição.

 


Palavras-chave


Jogos do IFRS; Esporte; Veteranos

Texto completo: PDF