Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Um espetáculo não recomendado: construção do repertório sobre a juventude no Coral Jovem
Adrian Gabriel Keller dos Santos, Fábio Henrique da Silva Fernandes, Maria Luiza Silva Conceição, Vitória de Souza Fábrício, Agnes Schmeling

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O “Coral Jovem do IFRS - Campus Osório”, desenvolvido desde 2013, é um projeto de ensino vinculado ao programa “Música no IFRS - Campus Osório”, que visa o cumprimento da Lei 13.278/2016 que determina a implementação das artes visuais, dança, música e o teatro como parte do componente curricular. O projeto, desenvolvido de abril a dezembro, conta com ensaios semanais de 1 hora e 30 minutos, além de planejamentos, criação e montagem de arranjos, preparativos dos ensaios ministrados pelos bolsistas PIBEN e estudantes voluntários, em conjunto com a coordenadora do projeto e professora de música do Campus. Ao todo são 48 participantes, estudantes do Ensino Médio Integrado e comunidade externa. O projeto tem como objetivos complementar a disciplina de música ofertada apenas no primeiro ano do Ensino Médio Integrado, oportunizar a prática vocal em grupo, o desenvolvimento músico-vocal individual e o aperfeiçoamento de habilidades  pessoais como: liderança, organização, pontualidade, responsabilidade e o trabalho em equipe. Para a construção dos arranjos, há algumas etapas a serem seguidas: selecionar repertório de acordo com a temática proposta (em 2018, propõe-se um espetáculo sobre as vivências da juventude); desenvolver arranjos - ouvir as canções propostas e iniciar a separação e análise dos três elementos principais da música (harmonia, melodia e ritmo); montar arranjos adaptando esses elementos para os instrumentos que acompanham e para os naipes disponíveis (sopranos, contraltos, baixos, tenores, etc). Além disso, realiza-se a apresentação do arranjo, passagem da letra, separação de partes da música pelos naipes, ensaios parciais e  gerais; e por fim, criar e organizar coreografias e cenas. Dentre os resultados, destaca-se o repertório (“Terra de Gigantes”, “Marvin”, “Do I Wanna Know”, “Sweater Weather”, “Ai, Ai, Como Eu Me Iludo”, “I Kissed a Girl”, “Triste, Louca ou Má”, “O Tempo Não Pára”, “Não Recomendado” e “Não Sei”, que constitui a construção consistente de um espetáculo com a temática proposta e o crescente desenvolvimento das habilidades musicais, vocais e pessoais dos participantes. O coro já realizou cinco apresentações: I Festival #MundoIFRS, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT da CEEE no Litoral Norte, Festival de Talentos do Campus Osório, encerramento da 8° MoExP e a abertura da 7° Mostra Técnica do Campus Feliz. Por fim, ressalta-se que o projeto atinge seus objetivos e da continuidade da disciplina de música, uma vez que os alunos podem participar das atividades musicais ao longo de todo o Ensino Médio Integrado.

Palavras-chave


Música; Canto coral; Coral jovem; Arranjos musicais.

Texto completo: PDF