Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Avaliação da implantação do Moodle no IFRS Campus Ibirubá
Henrique Gundlach Lacerda

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) que possibilita interação a distância entre alunos e professores. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Ibirubá, a implantação do Moodle ocorreu em março de 2017, portanto, muitos usuários ainda apresentam dúvidas sobre a plataforma. Para minimizá-las, fora proposto o projeto de ensino “Oficinas de Moodle para docentes e discentes”, visando identificar as dificuldades basilares e incentivar a utilização do AVEA no cotidiano da instituição. Em março de 2018, iniciou-se as ofertas mensais de oficinas para docentes, divulgadas por e-mail e abertas para inscrição de todos os servidores interessados. Essas oficinas trataram de assuntos que são obstáculos para diversas pessoas, como elaboração de questionários e disponibilização de materiais; além dessas, ainda no primeiro semestre 2018, foi realizada uma capacitação para os alunos de cada turma ingressante. Próximo à conclusão do semestre, em doze de julho de 2018, fora encaminhado para os professores um formulário, buscando saber o nível de satisfação deles com o Moodle e com as oficinas. No dia 31 de julho de 2018, foram cessadas as possibilidades de respostas desse formulário. Conforme as treze respostas recebidas, as principais dificuldades são: elaboração de questionários, criação de fóruns e realização de backup. Portanto, alguns assuntos já abordados terão de ser reforçados, uma vez que persistem dúvidas. A frequente indisponibilidade da plataforma foi a principal crítica. Para solucionar esse problema, foi implantado um sistema de alta disponibilidade com um servidor redundante, o qual assume quando o servidor principal fica indisponível. Os horários que as oficinas são realizadas foram avaliados em: “muito bom” (46,2% dos respondentes), “bom” (38,5%) e “razoável” (15,4%). Além disso, 61,5% dos questionados informaram que já participaram de oficinas, 15,4% informaram que “não” pois não tiveram disponibilidade, 15,4% não tiveram interesse e outros 7,7% já dominavam os recursos. Para concretizar a participação do público, as oficinas pospostas ao primeiro semestre terão pautas escolhidas através da análise do formulário. Bolsistas e coordenador do projeto garantiram atenção individual aos participantes e permitiram a utilização dos recursos do Moodle de forma prática, por isso, acredita-se que obtivera-se êxito, tendo em vista que doze indivíduos participaram de mais de uma oficina. Conclui-se que os objetivos estão sendo atingidos, considerando o formulário de satisfação e o crescente número de servidores utilizando-o como ferramenta de apoio em seus componentes curriculares.



Palavras-chave


Moodle; AVEA; Oficinas; Ensino;

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