Última alteração: 14-01-2019
Resumo
O desenvolvimento deste projeto justifica-se pela constatação de dificuldades dos estudantes para dedicação, interpretação e entendimento da escrita científica. Sendo assim, objetivou-se estimular os alunos à leitura, pratica de escolha e análise de artigos científicos na área da ciência animal. Teve início no mês de abril de 2018, havendo encontros semanais entre bolsistas e coordenador. No primeiro momento os componentes do projeto buscaram identificar, entre os alunos do Campus Sertão, a demanda por assuntos de interesse na área da ciência animal e que são pouco abordados em sala de aula ou de baixo conhecimento entre os estudantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico (Google Formulários) no qual foram sugeridos diversos temas, sendo elencados por sequência de maior interesse: sistemas integrados de produção animal; conservação de forragens; relações genéticas e de ambiente em características produtivas de bovinos, o mercado PET e a atuação do zootecnista, a atuação do zootecnista como responsável técnico de estabelecimentos e eventos, sistemas de criação de suínos ao ar livre, estratégias para a mitigação da emissão de metano por ruminantes, enriquecimento ambiental para animais de companhia, a caprinocultura no Brasil e, a carcinicultura (criação de camarões) no Brasil. Após definidos os temas dos encontros, teve o inicio das reuniões para discussão dos artigos científicos de acordo com o tema definido. O projeto conta com o apoio de alunos voluntários, que começaram sua participação no mês de agosto, e juntamente com as bolsistas realizam a apresentação dos artigos científicos selecionados na pesquisa anterior. Além disso, têm a participação de professores colaboradores que integram-se debatendo e contribuindo com a parte teórica e prática em relação aos temas discutidos. Sendo assim, observa-se que o objetivo principal do projeto está sendo alcançado e que está respondendo as expectativas planejadas. Os alunos possuem participação ativa, agregam conhecimentos além dos adquiridos em aula assimilando melhor os dados apresentados e expandem o senso crítico através das conversas e argumentações. A participação de docentes acrescenta na melhor relação social e na formação contínua dos discentes. Dessa maneira, esse conjunto de ações está promovendo a integração das bases ensino, pesquisa e extensão, melhorando a formação dos acadêmicos e possibilitando maior compreensão sobre a área.