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Atividade de Semanal de Leitura e o Desenvolvimento do Letramento dos Alunos do Proeja
Ana Carla Rodrigues Silveira, Cladis Maria Radavelli

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


Os alunos do Proeja – Campus Canoas apresentam diferentes graus de letramento. Ocorrem casos de analfabetismo funcional, pelas mais diversas causas. Dentre elas, estão as trajetórias da vida dos estudantes, que, por vezes, tiveram pouca vivência com livros e com a leitura. Além disso, a falta do incentivo à leitura, assim como a carência de exemplos de leitores, são possíveis causas para as dificuldades dos alunos. As quatro edições da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizadas ao longo dos anos de 2008 e 2016 pelo Instituto Pró-Livro, mostraram que os principais influentes no gosto da leitura são a mãe ou o professor. A Atividade Semanal de Leitura é uma das ações do projeto de ensino Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita, que tem como objetivo desenvolver o letramento dos alunos das três turmas do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio – Modalidade Proeja. A atividade busca proporcionar espaço e tempo para a leitura orientada e a leitura prazerosa, bem como o envolvimento dos alunos com a leitura e a visualização do professor como um exemplo de leitor. O método utilizado consiste na reserva de um período de aula semanal dentro do horário regular do curso para a realização de uma leitura conduzida pelo professor. Há um calendário para as leituras, abrangendo, de forma alternada, todos os componentes curriculares e respeitando a disponibilidade dos professores em participar da atividade. A forma de realização da leitura fica a critério do professor, podendo utilizar os mais diversos gêneros textuais e formas de apresentação (jornais, revistas, materiais impressos ou digitais, livros literários, livros dramáticos, etc.). A leitura é feita de forma convidativa, visando ao envolvimento dos estudantes. Os professores são avisados previamente sobre as datas, e as leituras realizadas são registradas e arquivadas, de forma que os professores saibam das leituras feitas nos demais componentes curriculares. No ano de 2018, foram realizadas 20 leituras, envolvendo os alunos das três turmas do curso Proeja do Campus Canoas. Antes do encerramento do ano letivo, está prevista a realização de mais 14 leituras para cada uma das três turmas.


Palavras-chave


Leitura; Educação de Jovens e Adultos; Literatura.

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