Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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A inclusão de um aluno com deficiência intelectual no ensino técnico integrado: um caso do IFRS- Campus Canoas
Matheus Souza Bernardes, Erico Kemper, Jaqueline Molon, Daniela Rodrigues da Silva

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


A educação inclusiva é uma educação para a diversidade e o exercício do papel da escola precisa considerar diferenças e valorizar as potencialidades dos alunos revendo seu currículo e práticas pedagógicas, entendendo e respeitando as dificuldades encontradas para que todos tenham a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 em seu artigo 4º destaca que é dever do estado com a educação pública garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, assegurando currículos, métodos, técnicas e recursos educativos específicos para atender as suas necessidades.O presente trabalhofaz parte do projeto de Ensino Apoio Pedagógico Individualizado em desenvolvimento no IFRS – Campus Canoas, e tem por objetivo apresentar as reflexões construídas por um licenciando em matemática (bolsista do projeto) a respeito dos desafios e da vivência do processo de inclusão. O projeto está sendo desenvolvido e executado com o apoio pedagógico do bolsista ao aluno com deficiência intelectual durante as aulasregulares das disciplinas de matemática, física e química, atendimento individual extraclasse para cada disciplina semanalmente, orientação e elaboração de materiais específicos de cada uma das três disciplinas conforme a necessidade do aluno e planejamento dos encontros de monitoria presencial. Como parte dos resultados obtidos até o momento, destaca-se quea inclusão do aluno com deficiência na escola regular tem sido um grande desafio,poisdemanda da instituição de ensino a organização de situações que oportunizem formação continuada para os profissionais da escola, realizando a integração entrepais, alunos, comunidade e escola, com o objetivo de garantir o respeito às diferenças, a igualdade de oportunidades.Esses aspectos apontam ainda para a necessidade de um novo perfil de professor, que começa a se constituir ainda na formação inicial, através da pesquisa e daoportunidade de vivenciar a experiência da inclusão que, neste projeto, contribuide sobremaneira para o crescimento pessoal e acadêmico do bolsista, com a conscientização da importância do olhar o outro e buscar estratégias para seu desenvolvimento.Cabe ressaltar que a instituição não dispõe de um professor de atendimento educacional especializado, com especialização adequada, nem de sala de recursos multifuncionais, conforme é previsto na legislação vigente, e que o processo que envolve a adaptação dos recursos didáticos e pedagógicos ocorre a partir de ações da comunidade acadêmica, como, por exemplo, a organização de projetos como o aqui apresentado.

 


Palavras-chave


Inclusão; Deficiência Intelectual; Formação Inicial do Professor

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