Última alteração: 11-01-2019
Resumo
Howard Gardner, psicólogo americano, publicou, o livro Estruturas da Mente(1983) em que mostra, sem contrapor os conceitos científicos de inteligências que existem setes modelos de inteligência. Ele ainda apresenta em sua teoria que essas inteligências poderiam ser desenvolvidas e exploradas igualmente. São elas, as inteligência visual e espacial, a inteligência musical, a linguística, a inteligência lógica-matemática, a inteligência interpessoal, a inteligência intrapessoal e a inteligência corporal ou cinestésica. No atual sistema de educação brasileiro, é desenvolvido e exigido dos alunos, preferencialmente a inteligência linguística e a inteligência lógico- matemática, dificultando assim o desenvolvimento de outras inteligências que tem a sua importância em tamanho equivalente a outras. Por conta disso, a oficina de Jogos de Tabuleiro que está no seu terceiro ano, busca desenvolver através de jogos de tabuleiros modernos, o exercício das múltiplas inteligências, com os alunos do IFRS Campus Canoas, para as futuras vidas profissionais e pessoais. A oficina acontece uma vez por semana com duração de 3 horas, sempre no turno inverso. O professor orientador e os bolsistas escolhem previamente os jogos para cada encontro. Esses são selecionados no intuito de trabalhar alguma das inteligências e também, quando possível, de que tenha algum tema relacionado a conteúdos de disciplinas propedêuticas presentes nos currículos dos cursos integrados. Por exemplo, temos que alguns jogos podem ser cooperativos, podendo assim, trabalhar a inteligência interpessoal e intrapessoal. Além disso, o projeto tem buscado fazer que os jogos se tornem parte do dia-a-dia da instituição. Para isso se tem buscado parcerias para criação de uma biblioteca permanente de jogos disponível a todos no Campus Canoas. Essa biblioteca está sendo formada a partir de doações e de jogos que são construídos pelos bolsistas e pelo coordenador do projeto. Atualmente está em revisão um questionário que será aplicado com os alunos, a fim de coletar dados, com o propósito de verificarmos, quais áreas do conhecimento poderiam se integrar ao projeto e também se tem possibilitado o desenvolvimento de alguma das inteligências, por parte dos estudantes participantes. A partir dos dados coletados em 2016 e 2017, já é possível verificar a potencialidade dos jogos de tabuleiros modernos, como por exemplo 78,8% dos alunos que participaram nos respectivos anos, notaram um desenvolvimento dos conteúdos da formação acadêmica. Porém, é necessário uma maior coleta e aprofundamento na análise dos mesmo, sendo esse o próximo passo do projeto.