Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria interdisciplinar de ciências exatas e da terra: biologia e química
Maria Eduarda Gross, Ariela Milbrath Cardoso

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


O projeto de ensino Monitoria Interdisciplinar, visa auxiliar os estudantes, do ensino médio integrado em Administração e Meio Ambiente, nas disciplinas de Biologia e Química. O objetivo deste projeto é aumentar a capacidade de compreensão daqueles alunos que possuem dificuldades nas matérias de Biologia e Química, produzir materiais didáticos e estimular o interesse pelo estudo destas disciplinas, para que assim possa sobrevir o interesse pelas Ciências da Natureza. As monitorias ocorrem na biblioteca do IFRS - Campus Viamão, em dois dias da semana, nas terças e quintas-feiras no horário das 9h 30 às 11h 30, com a assistência de duas monitoras. Para que possam ocorrer os estudos, as monitoras estudam antecipadamente o conteúdo que os alunos do ensino médio irão ver em sala de aula, isto com o auxílio dos professores orientadores do projeto. Com as monitoras preparadas, as atividades de estudo são passadas aos alunos de forma descomplicada e flexível.  Uma apostila de química esta sendo elaborada para auxiliar os alunos, a intenção foi gerar um material prático e de fácil assimilação com exercícios para os alunos poderem exercitar o que aprendem em aula. Resumos de Biologia, dos conteúdos ministrados, também foram produzidos. A monitoria para a disciplina de Biologia é uma das mais procuradas até o presente momento, porém existe uma preocupação com esta demanda, que ocorre principalmente em época de avaliações, o que deixa a tarefa fatigante aos alunos, já que estes não possuem o costume de exercitar as disciplinas das quais possuem maiores dificuldades. Para as monitorias de Química a procura é menor, até o presente momento, o que pode estar relacionado com maior assimilação dos alunos durante as aulas. Desta forma, conclui-se que este projeto possui grande potencial para que o desempenho dos alunos venha sempre melhorar. Embora o projeto ainda esteja iniciando, torna-se importante a persistência da atividade de monitoria, pois se ela mostrar os resultados positivos que possui, mais alunos começarão a frequentar as atividades.

Palavras-chave


Monitoria; Projeto; Aluno

Texto completo: PDF