Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
A monitoria no laboratório de apoio didático (LAD – BIO) para os cursos de licenciatura em ciências da natureza: biologia e química e técnico em biotecnologia
Kelli de Assis Bandeira, Paolla Pauli

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


O LAD - BIO (laboratório de apoio didático em biologia) é um projeto de ensino que tem como principal objetivo oferecer apoio às áreas de biologia e química para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (LCN) e os alunos do curso Técnico em Biotecnologia. Para tal contam com o auxílio de bolsistas que fazem monitoria, ou seja, auxiliam alunos/colegas que apresentem dificuldades em disciplinas dos cursos citados anteriormente, com o intuito de sanar dúvidas, ressignificando conceitos e auxiliando em cálculo de soluções e suas aplicações práticas em laboratório. O objetivo deste trabalho é apresentar as aulas e atividades realizadas durante o segundo semestre de 2018, bem como descrever a experiência de atuar no laboratório de apoio didático (LAD - BIO). Através de pesquisa buscou-se com diferentes turmas destes cursos saber em quais disciplinas se tinha maior dificuldade e a partir disso, foram criados materiais de apoio não apenas na área de biologia mas de química e matemática. Constatou-se uma necessidade de se realizar aulas de reforço nessas áreas citadas anteriormente, como base para que os alunos que apresentaram maior dificuldade pudessem avançar nos conteúdos das disciplinas cursadas por eles. Dentre as atividades realizadas, destaca-se as aulas de reforço sobre modelos atômicos, íons, tabela periódica, distribuição eletrônica para a área de química, com auxílio de imagens, exercícios e desenhos manuais em quadro branco. Destaca-se também a monitoria de conversão de unidades de medida, pesagem e pipetagem para as aulas práticas de laboratório, que contaram com atividades didáticas sobre conversão e lista de exercícios confeccionadas pelas monitoras. Como forma de quantificar e analisar os resultados, disponibilizou-se a cada monitoria realizada uma lista de presença por conteúdo trabalhado, desta forma, foi possível perceber em quais disciplinas os alunos tiveram maiores dificuldades. Percebeu-se ainda, uma demanda maior na busca por diferentes conteúdos neste segundo semestre de 2018, como histologia animal, biologia celular, genética, conceitos básicos de matemática e de química que foram o foco central, principalmente dos alunos da LCN, que após participarem do LAD - BIO apresentaram um melhor desempenho em suas disciplinas.

Palavras-chave


LAD-BIO; Biologia; Química.

Texto completo: PDF