Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES NO IFRS CAMPUS VACARIA
Lucas Welter Amaral Schneider

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


Devido ao aumento de tamanho do Campus Vacaria (em implantação), surgem diferentes necessidades inclusive na área de Tecnologia. O intuito do projeto é prover conhecimento para o bolsista e ainda numa relação mútua, auxiliar as demandas de tecnologia do Campus realizando atividades como troca de fonte, HD, diagnósticos de problemas bem como suas soluções.

O IFRS campus Vacaria é uma instituição em implantação portanto possui demandas elevadas em diversas áreas e na informática não é diferente. Constatado a demanda necessária em TI foi escrito um projeto de ensino no intuito de prover experiências a um aluno e suprir as demandas necessárias pro campus.

Conceder experiência ao bolsista tanto na parte técnica como também habituar o mesmo a ambientes de trabalho de Tecnologia de Informação. Como uma relação mútua de troca de experiências o bolsista acaba aprendendo e suprindo a demanda de manutenção de computadores tanto dos servidores como dos laboratórios de informática. Compreender o funcionamento dos principais componentes de um microcomputador; Montar adequadamente os componentes; Efetuar as configurações dos softwares utilizados; Compreender a história e evolução acerca da tecnologia da informação; Consolidar os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares já cursados; Aprender técnicos e procedimentos para a realização da manutenção preventiva e corretiva relacionados a computadores;

O trabalho de manutenção é realizado de acordo com a demanda, exceto as melhorias feitas na TI, laboratório e no Campus em geral. Essas são feitas diariamente em prol de uma melhor estrutura. Quando há um pedido de manutenção de algum servidor, nós recolhemos o computador para nosso ambiente de trabalho, verificamos os problemas e posteriormente corrigimos os mesmos. Após isso devolvemos o computador.

Tratando-se de uma bolsa de ensino os resultados são totalmente de conhecimento, sendo o principal objetivo da bolsa preparar o bolsista e fazer com que a experiência sirva de base para a carreira do mesmo na área.

O projeto de ensino na área de manutenção de computadores graças a enorme demanda do campus pode prover plenas condições práticas para o bolsista desenvolver suas atividades.


Palavras-chave


Manutenção, Computadores, TI

Texto completo: PDF