Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto de construção de periódico virtual científico em cursos superiores
Francielle Oliveira de Vargas da Silva, Caio de Mello Mocelin, Tânia ROSA AIUB

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


Este é um trabalho que busca a construção de um Conselho Editorial responsável pela manutenção de uma revista eletrônica junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, com periodicidade semestral, cujos objetivos serão a publicação de trabalhos científicos relacionados à Educação e Tecnologia e o fomento de uma cultura de produção acadêmica para a comunidade discente. Com a expressiva oferta de Cursos Superiores de Tecnologia torna-se urgente a promoção dos resultados efetivos alcançados pelas ações de ensino, pesquisa e extensão articulados no campo das práticas docentes e discentes. A necessidade de divulgação dessas experiências urge de espaço especializado e legítimo, sobretudo, um espaço pensado e construído junto aos discentes dos cursos superiores. Para a metodologia deste projeto de ensino, portanto, foi prevista uma fase inicial de constituição de um grupo de trabalho formado por docentes (corpo editorial) e discentes (núcleo estudantil), bem como, a construção de uma identidade para o periódico junto ao colegiado de curso e às turmas em formação. Num segundo momento, foi necessário constituir o conselho editorial externo (pareceristas) e o ambiente virtual apropriado e acessível à comunidade acadêmica. A revista obteve seu primeiro volume publicado com cinco artigos inéditos em 27 de junho de 2018 durante a abertura do I Fórum de Gestão Ambiental do município de Viamão que ocorreu durante a IV Semana do Meio Ambiente e III Semana da Alimentação Saudável do IFRS - Campus Viamão. Durante o lançamento da revista foi realizada a apresentação de plataforma digital (site) projetada pelo núcleo estudantil. O periódico encontra-se em fase de captação e avaliação de artigos para o segundo volume da revista. Na categoria de projeto de ensino, o trabalho proporciona aos estudantes de graduação o contato com a cultura de publicação científica e os aproxima da sistematização da escrita científica e suas peculiaridades, incentivando a produção acadêmica e sua divulgação.


Palavras-chave


Gestão Ambiental; Escrita Científica; Ensino.

Texto completo: PDF