Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
GEAM – Grupo de Estudos Ambientais
Cintia Souza do Nascimento, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


O ambiente acadêmico tem como um de seus vieses disseminar o conhecimento ao seu corpo discente, é neste contexto que há possibilidades do surgimento do grupo de estudos para o aprofundamento de assuntos pertinentes a área interdisciplinar de cada curso. O Grupo de Estudos Ambientais (GEAM) é um grupo que estimula e possibilita a reflexão de como os futuros gestores ambientais podem atuar, trazendo assuntos atuais e correlacionados com o meio ambiente e os dilemas da gestão ambiental contemporânea. Nos encontros são feitas análises científicas e empírica de artigos, matérias de fontes confiáveis, em encontros que acontecem quinzenalmente, com duração de uma hora e trinta minutos. Estes encontros são sempre organizados no horário vespertino, a fim de facilitar a presença dos alunos trabalhadores. Em semestres anterior tivemos encontros com temáticas de sustentabilidade, gestão de recursos naturais e palestras com profissionais convidados, sempre associados à era da gestão ambiental, trazendo um enfoque mais efetivo e elucidador às temáticas emergentes, os textos contemplam assuntos contemporâneos como a integração de ações na gestão sustentável, tratado no primeiro encontro do semestre a onde o artigo propunha identificar as ações que se interligam e expressam a multidisciplinaridade entre educação socio ambiental, responsabilidade corporativa, gestão ambiental e marketing ambiental; já no segundo encontro a temática tratou de um sistema interligado hidroeólico para o Brasil, este artigo contextualiza o Brasil trazendo a abundância de energia natural renovável hídrica e eólica, neste contexto o artigo levanta a hipótese de haver uma interligação entre agua e ar (hidroeólica) mediante uma utilização viável e principalmente sustentável, no terceiro encontro o assunto foi a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas de ensino médio do Belém (PA), o texto objetiva verificar se há um conhecimento sobre biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Registrou-se, ainda, um crescente no número de participantes ao tempo em que o projeto está ficando mais conhecido, através da divulgação da equipe. Percebe-se que o projeto tem cumprido seus objetivos de provocar o desejo e curiosidade do debate para a busca de alternativas viáveis para a gestão do meio ambiente mais efetiva, através de uma visão holística, fomentada por uma referencial teórico prático.


Palavras-chave


sustentabilidade, preservação, biodiversidade, referencial teórico.

Texto completo: PDF