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Capacitação de alunos em inseminação artificial de bovinos
Última alteração: 11-01-2019
Resumo
O projeto de ensino de inseminação artificial em bovinos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Sertão tem como metas desenvolver o pensamento crítico dos alunos bolsistas envolvidos neste processo, como também transferir esta biotecnologia para ser aplicada no campo e além disso, entender os inúmeros benefícios que esta prática pode trazer. Para atender o mercado atual, sendo este considerado exigente e competitivo, existe necessidade cada vez maior de usarmos tais biotecnologias para fomentar a produção pecuária. Além do efeito incontestável da utilização desta técnica no melhoramento genético dos animais, assegura-se outras vantagens como: um maior controle de doenças no plantel, cruzamento entre raças, prevenção de acidentes com a vaca e com os funcionários, uso de touros incapacitados para a monta, maior número de descendentes por reprodutor, melhor controle zootécnico do rebanho, permite também o uso de touros após a morte, reduz a dificuldade de partos, padroniza o rebanho e propicia uso do sêmen sexado. A metodologia utilizada para efetivação do curso, foi através de aulas teóricas sobre anatomia e fisiologia do trato reprodutivo da fêmea bovina, efeitos do uso da inseminação artificial e, noções sobre transferência de embriões (TE), totalizando 16 horas. Para complementar o curso foi trabalhado 24 horas de aulas práticas sobre manejo do botijão, método Schivas, em peças anatômicas obtidas em frigoríficos da região e, a prática nos animais. Durante este período, o projeto totalizou a capacitação de vinte e quatro alunos, e até o final do projeto, mais vinte e quatro alunos serão capacitados. Conclui-se que, além da capacitação dos alunos para o uso desta biotecnologia no campo, desenvolveu-se também um aprendizado de grande valia para a vida profissional dos alunos bolsistas e voluntários, além disso auxiliando no aumento da eficiência da cadeia produtiva da carne bovina, por isso torna-se evidente a grande relevância que o projeto de ensino traz para o instituto.
Palavras-chave
Qualificação; Biotecnologia; Melhoramento genético;
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