Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria interdisciplinar de ciências exatas e da terra em física e química
Suélen Capell Bezerra, Ariela Milbrath Cardoso

Última alteração: 10-01-2019

Resumo


O projeto de ensino Monitoria Interdisciplinar em Física e Química é realizada atualmente no Campus Viamão do IFRS. A monitoria propõe-se a amparar os alunos do ensino médio integrado nas matérias de Física e Química. O objetivo deste projeto é aumentar a eficiência e melhorar o aproveitamento daqueles alunos que possuem dificuldades nas matérias de Ciências Exatas, como a Física e a Química e, estimular o interesse pelo estudo destas disciplinas, para que assim se possa diminuir a antipatia ao estudo dessas matérias que comumente é observado entre os alunos do ensino médio. A atividade ocorre na biblioteca do Campus Viamão, em dois dias da semana, nas terças e quintas-feiras, em horário matutino, das 9h 30 às 11h 30. Para que os estudos ocorram, há uma preparação, onde o conteúdo que os alunos estão vendo em sala de aula é estudado com o auxílio dos professores orientadores do projeto. Desta forma é possível aplicar as atividades de monitoria de forma descomplicada e versátil. Para tornar o ato de ensino e auxílio nas disciplinas mais acessível, esta sendo produzida uma apostila de Química, pela monitora e professora, com a intenção de gerar um material prático e fácil de assimilar. Também foram produzidos resumos dos conteúdos de Física. Até o momento é possível visualizar a constante melhora, principalmente dos alunos na disciplina de Física, na qual os mesmos possuem maior dificuldade e inquietação. Mesmo com a constante melhora dos alunos a procura pelas monitorias ainda encontra-se baixa e somente em períodos de avaliações. Isto, talvez porque projeto seja novo, bem como o ensino médio integrado no nosso Campus. Em geral foram observadas procuras pelas monitorias, principalmente, nos dias de provas e trabalhos, o que deixa a tarefa difícil para os alunos, pois não possuem o hábito de estudar e exercitar as disciplinas em que possuem maior dificuldade.

 

 


Palavras-chave


Monitoria; Física; Química; Disciplina; Ensino médio.

Texto completo: PDF