Tamanho da fonte:
Projeto Conexão: ações de uma rádio educativa
Última alteração: 10-01-2019
Resumo
Rádio Conexão é um ação de ensino extracurricular que busca desenvolver situações de aprendizagem por meio da educomunicação e das metodologias ativas. Criado em 2015, de maneira improvisada, com poucos recursos e com apenas duas horas semanais de programação, o projeto chega à 2018 com sua estrutura física e suas ações ampliadas; atualmente temos um estúdio de gravação, uma ilha de edição de áudio e vídeo, uma sala redação, uma programação de 16 horas diárias e a consolidação de diversos programas radiofônicos autorais, além de vinhetas e spots produzidos pela rádio. Este projeto tem como objetivo principal criar um espaço de aprendizagem a partir das atividades de produção radiofônica, e com isso promover práticas de pesquisa e elaboração de conteúdos que articulem conhecimentos curriculares aos interesses dos estudantes. Composto por quatro bolsistas, uma aluna voluntária e por servidores do Campus Sertão, o projeto é realizado a partir de um processo que contempla, primeiramente, momentos de criação e roteirização de programas radiofônicos de diversos gêneros, seguido da gravação, edição e transmissão do conteúdo na internet. Além disso, mantém uma página chamada "Projeto Conexão", a qual tem como propósito criar conteúdos textuais, e audiovisuais com o foco na convergência digital. Uma produção que ocorreu dessa forma foi o programate Biolife, criado de modo interdisciplinar no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. Os estudantes criaram os roteiros, trabalhando na prática com ferramentas de gravação e edição de áudio, exercitando assim novas estratégias pedagógicas, podendo ser aplicadas em sala de aula. Outros programas foram criados utilizando esse mesmo modelo, quando as disciplinas de Manipulação de Áudio, Imagem e Vídeo, Introdução à Informática e Segurança da Informação promoveram uma ação com o objetivo de criar o How do you say?, Mundo das profissões e o Tramela digital. A partir de uma rádio educativa, a ação vem consolidando um espaço educativo alternativo, um laboratório de experimentações pedagógicas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar. São ações focadas na produção de conhecimentos, mediadas pela tecnologia, com vistas aos desafios apresentados pela transformação digital no ambiente escolar. Com isso, é perceptível resultados positivos, pois tem sido capaz de desenvolver potencialidades criativas e colaborativas dos envolvidos, incentivando o protagonismo juvenil, ampliando o universo conceitual e o vocabulário, provocando um olhar mais crítico, ético, e responsável do educando.
Palavras-chave
Educação; Rádio educativa ; Programas radiofônicos.
Texto completo:
PDF