Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Aprendendo Libras no Campus Osório- IFRS
Natally Arboite Berzagui, Aline Dubal Machado

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O projeto de ensino “Aprendendo Libras no Campus Osório - IFRS” foi criado a partir do ingresso de alunos surdos nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática do Campus Osório, buscando trazer uma melhor acessibilidade comunicativa entre os ingressantes surdos e seus colegas ouvintes, e também possibilitar trocas sociais, assim gerando uma melhor inclusão tanto no âmbito acadêmico como no pessoal. Esta ação de ensino teve como intuito, possibilitar e amplificar a comunicação entre alunos surdos e seus colegas ouvintes, criando assim um ambiente acadêmico mais acolhedor e inclusivo para todos. Os encontros ocorreram semanalmente, às quartas-feiras, sendo estes de uma hora, sendo usado, além de aulas expositivas dos sinais em Língua Brasileira de Sinais - Libras, dinâmicas e brincadeiras como por exemplo, o bingo em Libras, para o processo de ensino e aprendizagem desta língua. O projeto também proporcionou reflexões de temas inclusivos sobre a cultura e comunidade surda, deste modo fazendo com que os integrantes tivessem uma participação constantemente ativa dentro de todo o decorrer da ação de ensino. O uso de vídeos encaminhados por aplicativo e, separados por temas (família, animais, meios de transporte, adjetivos, verbos etc.), para o estudo dos sinais em Libras era mais uma alternativa ao tempo dos encontros presenciais. Ao fim dos encontros, os integrantes afirmaram se sentirem mais confortáveis ao se comunicar com seus colegas surdos, que desmistificaram alguns preconceitos antes tidos sobre a cultura e a comunidade surda, além de afirmar que com toda certeza continuariam participando da ação e recomendariam-na para todos os seus colegas. Notando o grande interesse dos alunos integrantes em aprender uma nova língua, e entenderem melhor temas relacionados à comunidade e cultura surda, podemos afirmar que projetos de ensino como este devem ser não só mantidos, mas ampliados para que cada vez mais tenhamos um Campus Osório, um IFRS, um sistema educacional e um país mais acolhedor, inclusivo e participativo para todos.

Palavras-chave


Inclusão;Libras;Acessibilidade;Surdez;Comunicação

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