Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Confraria da Lógica
Vinicius Tres, Vinicius Fritzen Machado, Emerson Rogério de Oliveira Junior

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


Atualmente, no meio da grande evolução tecnológica que o mundo passa, há uma grande necessidade de profissionais na área de Tecnologia da Informação, mais precisamente na área de Desenvolvimento de Softwares. Por isto, há um grande número de pessoas que optam em se graduar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que tem como objetivo preparar os profissionais a criar diversas aplicações voltadas ao mercado de trabalho. Entre muitas disciplinas presentes neste curso, existe a Lógica de Programação, que tem como objetivo conduzir o aluno ao raciocínio lógico para desenvolver e compreender aplicações dos algoritmos (algoritmo é uma sequência de passos que devem ser seguidos em uma ordem para atingir um objetivo ou uma tarefa). Porém, algoritmos são de difícil entendimento por parte dos iniciantes da programação de computadores. Para auxiliar no aprendizado de algoritmos, foi desenvolvido este projeto que tem como objetivo atender os alunos que possa ter dificuldades no desenvolvimento de algoritmos, tendo como objetivo maior o entendimento da construção e testes de algoritmos e a transformação destes em um programa de computador. O público-alvo deste projeto de ensino são, principalmente, os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS do IFRS - Campus Sertão que apresentem dificuldades em assimilar os conhecimentos relativos à Lógica de Programação. O bolsista tem suas atividades distribuídas em doze horas de atendimento, divididas em três turnos de quatro horas. Nos encontros, o aluno pode trazer qualquer dúvida, sejam elas de algum tópico específico, da revisão de conteúdo, resolução de provas ou até da elaboração de exercícios, dentre outras atividades concernentes à lógica de programação. Como resultados obtidos com a execução das atividades do projeto, foi verificado que grande parte dos alunos atendidos alcançou aprovação na disciplina. Assim sendo, verificou-se que o projeto se mostrou muito eficiente. Ainda, pode-se indicar que o bolsista que coordena as oficinas passa a enxergar pela visão do professor e reforçar seu próprio conhecimento. Finalizando, pretende-se que o projeto seja mais uma ferramenta de aprendizado para tornar o aluno que cursa ADS cada vez mais bem qualificado e preparado para o mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente.

 


Palavras-chave


Algoritmo, Linguagens de Programação, qualificar, preparar

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