Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Estratégias de ensino e materiais didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na EPT
Luciane Inocente, Angelica Tommasini, Ana Sara Castaman

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


Cada vez mais destaca-se a utilização das estratégias de ensino e dos materiais didático-pedagógico nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois entende-se que quando o professor desenvolve e adapta estes ao contexto dos estudantes, pode resultar em aulas produtivas, criativas e estimulantes aos envolvidos no processo educacional. Nesta perspectiva, torna-se fundamental estabelecer uma estreita correlação entre as estratégias de ensino e os materiais didático-pedagógicos, aos objetivos educacionais na EPT. Ao planejar uma aula que aproxime os conteúdos à realidade do estudante, por meio de técnicas prazerosas, prioriza-se no processo de ensino, a aprendizagem significativa. Neste sentido, ressalta-se a necessidade de (re)pensar as práticas educativas, refletindo acerca de abordagens e concepções de ensinar e aprender, atualmente na EPT. Destarte, em 2015, elaborou-se um projeto de ensino “Produção de Estratégias de ensino e de material didático-pedagógico de apoio ao docente”, no intuito de contribuir com os docentes  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, em seu processo de ensino. Visa-se a colaborar com o professor para inovar em suas atividades, levando para a sala de aula ferramentas diferenciadas que estimulem o estudante para aprenderem de forma lúdica, dinâmica, prazerosa e reflexiva. Entende-se que assim, o professor deixa de assumir o papel de transmissor de informações, para atuar enquanto um mediador que multiplica e socializa o conhecimento. Diante do exposto, este trabalho objetiva apresentar as ações de ensino desenvolvidas por meio desse estudo de caso, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Afirma-se que as atividades propostas no projeto de ensino até o momento têm sido de extrema relevância para os docentes que atuam na EPT, pois os mesmos recebem periodicamente via email, dinâmicas, estratégias de ensino, dicas de estudos, leituras, informativos para que possam despertar no aluno o interesse em aprender. Além deste suporte, desenvolve-se materiais didático-pedagógicos, por meio de atendimento pessoal e personalizado, de acordo com o conteúdo estabelecido pelo professor. O projeto está sendo desenvolvido há 04 anos com feedback positivo dos professores e estudantes. Isto demonstra a sua importância, tendo em vista que estas técnicas desenvolvem ambientes inspiradores e instigadores da construção do conhecimento do estudante da EPT.

Palavras-chave


Estratégias de Ensino; Material didático-pedagógico; Educação profissional e Tecnológica

Texto completo: PDF