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Análise da formação continuada de professores de Ciências e Biologia a partir de um curso de extensão sobre coleções didáticas Paleontológicas
Gabriela Dipicoli Brasil, Cibele Schwanke

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


Na contemporaneidade, a formação continuada de professores têm sido um tema bastante discutido no Brasil, por ter relação com a construção de saberes e a proximidade com a prática educativa. Nisto, é um método de aperfeiçoamento profissional e pessoal, uma vez que enriquece a carreira acadêmica do docente. Nas ciências da natureza, em especial, faz-se necessário, pelo fato de que alguns conceitos científicos mudam ao longo do tempo. Assim, é importante que os professores disponham de possibilidades para a formação continuada, para que investiguem os problemas de ensino e de aprendizagem em Ciências,  durante sua trajetória docente. Visto isso, qual o método de formação continuada que os professores podem utilizar? No geral, os cursos de extensão são utilizados como um método, que na maioria das vezes, são ofertados em instituições de ensino superior ou em espaços não formais de ensino, tendo público alvo específico ou que tenham interesse pelo assunto. Nesse sentido, sabendo que a prática extensionista é utilizada como método para a formação permanente de professores, foi organizado e ministrado um curso de extensão sobre coleções didáticas paleontológicas, com o objetivo de analisar a contribuição da formação continuada de professores a partir de um curso que os capacite para a confecção, identificação e  organização de réplicas de fósseis representativos do Brasil. Aliado à capacitação, procurou-se verificar de que forma professoras utilizam esta coleção em sala de aula, e assim, analisar a relevância do curso ministrado. Os encontros foram presenciais e a distância, totalizando 27 horas. Nos encontros a distância, foram disponibilizados textos sobre Paleontologia e coleções didáticas, questões para reflexão e tarefas direcionadas à propostas didáticas. Nos encontros presenciais, foram abordados fundamentos teóricos sobre a Paleontologia e atividades práticas relacionadas à confecção de moldes e réplicas de fósseis, bem como a organização e identificação dos exemplares da coleção. A partir dos encontros presenciais, pode-se perceber as dúvidas e curiosidades dos participantes, onde os textos propostos a distância foram relevantes para o entendimento da Paleontologia e das coleções didáticas durante a fundamentação teórica e discussões sobre o assunto, ao longo dos encontros. Logo, percebe-se a importância dos cursos de extensão enquanto espaços de formação continuada e atualização de professores.



Palavras-chave


Formação continuada; Professores; Ciências; Paleontologia

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