Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Planejamento de carreira e inserção profissional
Glaucia Karina Martofel, Juliana Carla Girotto, Márcia Klein Zahner, Marlova Elizabete Balke, Fernanda Zatti

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


O período de formação profissional constitui um momento crítico da construção de carreira, no qual o indivíduo confronta-se continuamente com suas escolhas e projetos. Desse modo, as questões relativas à carreira apresentam significativa importância no contexto das experiências vivenciadas durante a formação, constituindo um aspecto relevante na compreensão de condições relacionadas à permanência, evasão, satisfação e desenvolvimento psicossocial. Esses aspectos remetem à necessidade de ações voltadas ao aprimoramento da experiência de formação e ao desenvolvimento de carreira. Frente a isso, objetiva-se, por meio deste projeto, oportunizar aos discentes de cursos técnicos e superiores do Campus Erechim do IFRS, espaços de reflexão sobre a construção de suas trajetórias profissionais. Até o presente momento, foram realizadas duas das atividades previstas: a Oficina de Planejamento de Carreira e a Oficina sobre Estágios. No entanto o projeto prevê ainda a realização de oficinas sobre elaboração de currículos e inserção profissional, palestra sobre planejamento de carreira e uma mesa-redonda com o tema mundo do trabalho. A oficina de Planejamento de Carreira teve como principal objetivo a instrumentalização para a busca de emprego ou estágio e a construção do planejamento da carreira individual, sendo realizada por meio de seis encontros com duração aproximada de 3 horas, dos quais participaram 25 estudantes de diferentes cursos da instituição. A Oficina sobre Estágios, por sua vez, objetivou fornecer orientações quanto a estágios obrigatórios e não obrigatórios, ocorrendo em um único momento também com duração aproximada de 3 horas. As informações obtidas por meio dos instrumentos de avaliação da Oficina de Planejamento de Carreira sugerem que as atividades oportunizaram reflexões sobre a carreira numa perspectiva de integração entre escolhas anteriores, vivências atuais e aspirações futuras, tornando possível a análise de diferentes aspectos que influenciam a sua construção. Indicam ainda que houve incremento nas capacidades de exploração de si mesmo e de possíveis futuros cenários de carreira, bem como nas crenças relacionadas às escolhas de carreira e nas capacidades para implementar os planos profissionais. Assim, as atividades realizadas e o estudo do tema evidenciam a importância de que as instituições de ensino oportunizem aos estudantes intervenções de carreira no contexto de formação.

Palavras-chave


: Inserção profissional; Planejamento de carreira; Formação profissional; Transição para mundo profissional

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