Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Monitoria no estágio curricular obrigatório para estudante surdo
Matias Henrique Locatelli Luft, Sabrine de Oliveira, Tatiane Cigognini Glienke, Marcele Neutzling Rickes

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


O presente relato é resultado do projeto “Monitoria no estágio curricular obrigatório” que  oportuniza o apoio de estudante-monitor no desenvolvimento do estágio curricular do estudante surdo do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Ibirubá. O projeto justifica-se pela necessidade de mediar a comunicação do estagiário com os servidores envolvidos no processo e contribuir na compreensão do conhecimento técnico-científico que o estágio proporciona. Ao participar da monitoria o estudante-monitor tem a possibilidade de  ampliar sua formação acadêmica, auxiliar no atendimento ao estudante quanto à escrita do relatório e à apresentação das experiências do estágio. As atividades são desenvolvidas nos setores agropecuários, especificamente, no setor de bovino de leite do campus, nas quartas e sextas-feiras, no turno da tarde. Semanalmente, é realizado o registro, através de imagens para auxiliar na construção do relatório final. Ressalta-se que a seleção do bolsista deu-se pela facilidade de comunicação em língua de sinais com o estudante surdo e pelo conhecimento na área específica do estágio. O projeto teve início em abril de 2018 estendendo-se até setembro com atividades práticas. No período de outubro a dezembro as atividades concentram-se na escrita do relatório final de estágio. O projeto apresenta, até o momento, resultados satisfatórios. A Política de Ações Afirmativas no Campus Ibirubá, instituída no IFRS conforme a Resolução nº 022, de 25 de fevereiro de 2014, tem como finalidade orientar ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade. Percebe-se que nesse trabalho se desenvolvem competências técnicas, pessoais e comunicativas, fazendo referência ao processo de inclusão do estudante surdo. Além disso, a monitoria aliada ao estágio proporciona atitude crítica em relação ao conhecimento e as suas formas de aplicação. Associar a pesquisa com a prática da profissão e desenvolver o prazer no desempenho profissional dos estudantes contribui para uma formação integral para o mundo do trabalho.


Palavras-chave


Monitoria. Formação integral. Estágio curricular obrigatório.

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